segunda-feira, 25 de abril de 2011

21 de maio: Este é o Dia do Juízo Final?

Será que estamos mesmo próximos do final dos dias na Terra? Será iminente a volta do Salvador? As respostas para estas perguntas serão sim no que depender da seita cristã “Family Radio”, uma vertente cristã fundada por Harold Camping, há mais de 50 anos, nos Estados Unidos, encontrou devotos por aqui e escolheu a capital mineira, Belo Horizonte, para receber uma espécie de sede administrativa, que funciona na Nova Gameleira, bairro da região Oeste da metrópole. No local, duas irmãs, vindas do interior do Estado, se dedicam a receber cartas dos seguidores e a difundir a tese apocalíptica de que no dia 21 de maio deste ano, os escolhidos pelo Senhor serão salvos – cerca de 200 milhões de pessoas segundo a seita serão retirados deste mundo – e aqueles que não forem arrebatados passarão por cinco meses de muito tormento até que, no dia 21 de outubro, Deus, segundo a seita, acabará de vez com a Terra.
Conforme publicado pelo jornal “O Tempo”, em sua edição do último dia 24, a tese e os preceitos do grupo cristão norte-americano Family Radio são difundidos em dezenas de idiomas. No Brasil, a seita está presente há oito anos, quando, influenciadas por uma terceira que já trabalhava para seita nos Estados Unidos, as duas irmãs mineiras decidiram começar o trabalho de divulgação quanto à proximidade do fim dos tempos. As irmãs moravam em um casebre sem água e sem luz na zona rural de Diamantina, no Alto Jequitinhonha, e aceitaram o trabalho pelo salário de US$500 mensais.
A reportagem mostra que o grupo cristão definiu a data de 21 de maio de 2011 após análise bíblica, onde a data representa o fim da "grande tribulação", período de 23 anos de ausência do espírito de Deus nas igrejas (contados a partir de 21 de maio de 1988) e de 7.000 anos do dilúvio de Noé.
A partir deste dia do arrebatamento, contam-se os cinco meses finais dos dias na Terra onde, os bilhões deixados para trás, passaram pela terrível experiência de sofrimentos. A seita, em sua disseminação da previsão diz que um terremoto de proporções continentais se encarregará de garantir o sofrimento aos bilhões de pecadores até que, "em 21 de outubro de 2011, Deus destruirá completamente sua criação e todos aqueles que nunca experimentaram a salvação de Jesus Cristo".
(Arte “O Tempo”)
Professor diz ser previsão descabida
Edin Abumansur, professor do Departamento de Ciência da Religião da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, avalia a teoria do fim do mundo e no que se baseiam para tanto.
De acordo com o mestre, a vontade de definir o momento do apocalipse começou na virada do século XIX para o XX. Naquele momento, enfatiza Abumansur, os adventistas diziam que seria em 1912, mas nada aconteceu. A fim de se prever o fim do mundo, o professor é enfático ao frisar que se baseiam em efemérides, fazem cálculos aleatórios e usam variáveis questionáveis.
Conforme evidenciado por Abumansur, não existe citação sobre isso, não é possível falar quando o mundo vai acabar. A teoria do fundador da Radio Family justifica o fim do mundo em maio próximo por terem completados sete mil anos após o dilúvio, mas, até mesmo essa ideia de dilúvio não é confirmada. O dilúvio faz parte do mito da criação citado no livro de Gênesis e surgiu na época do exílio babilônico, esclarece o professor.
Por fim, o mestre é categórico quanto ao fim do mundo estar agendado por Deus para o dia 21 de maio deste ano. Parece-me uma maluquice, algo exagerado. Do ponto de vista bíblico, não tem o menor fundamento, aponta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.