segunda-feira, 18 de abril de 2011

Evo Morales desejou sucesso ao VI Congresso do PCC

La Paz, 18 abr (Prensa Latina)

O presidente boliviano, Evo Morales, desejou hoje sucesso ao VI Congresso do Partido Comunista de Cuba, que desenvolve seu segundo dia com deliberações em cinco comissões.

Em uma carta enviada ao líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, e ao segundo secretário da organização, Raúl Castro, o presidente de origem aimara assinala que com grande interesse e admiração acompanhou o amplo processo de consultas como antessala a este fórum.

Também ressalta o momento histórico do Congresso, em ocasião do aniversário de 50 anos da gloriosa vitória do povo cubano contra o imperialismo norte-americano em Praia Girón.

Nesse texto, ao qual teve acesso a Prensa Latina, Morales põe em destaque a capacidade dos cubanos, liderados por Fidel e Raúl, ao longo de 52 anos de Revolução, para enfrentar vitoriosamente a permanente agressão dos Estados Unidos.

"Cuba, um país pequeno e sem grandes recursos econômicos, além de enfrentar um bloqueio que se intensifica e afeta seu povo da forma mais severa, sofre também o criminoso impacto de ações terroristas", agrega a mensagem, e remarca que nada disso foi nem será capaz de render a Revolução.

Morales acrescenta que os povos que começaram a caminhada para uma sociedade nova, justa, solidária e digna, continuarão olhando Cuba, seu Partido Comunista e sua Revolução com grande admiração, respeito e confiança.

"O Comandante em Chefe, Fidel Castro - afirma Morales - continuará sendo nosso guia, estou seguro que suas ideias e seu exemplo de revolucionário consequente continuarão liderando a batalha mundial contra o imperialismo".

Em outra parte de sua mensagem, o chefe do Estado Plurinacional rejeita a recente absolvição em um tribunal dos Estados Unidos do conotado terrorista Luis Posada Carriles, ação que classificou como outra agressão contra a verdade.

Também condenou a injustiça que se comete com os cinco lutadores antiterroristas cubanos presos no país do Norte desde 1998, aos quais chamou de defensores da paz e da soberania, e afirmou que cedo ou tarde retornarão para junto de seus familiares e de seu povo.

O estadista do país sul-americano também agradeceu a solidariedade da Maior das Antilhas nas circunstâncias mais difíceis do processo de mudança boliviano, sobretudo nas esferas da saúde e educação.

Morales desejou frutíferas jornadas à reunião dos comunistas cubanos, que conclui na próxima terça-feira, com a segurança de que esse Partido, líder da Revolução, saberá manter invicto o caminho para o Socialismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.