quinta-feira, 21 de abril de 2011

Para conter inflação Copom eleva Selic

Durante reunião na última quarta-feira, 20, por cinco votos contra dois, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil decidiu ampliar a taxa básica de juros (Selic) para 12% visando conter o aumento da inflação.
O novo percentual deve ser manter, no mínimo, pelos próximos 45 dias, até a próxima reunião do Copom, quando o Comitê reavaliará a situação econômica, podendo manter, elevar ou baixar Selic.
Esta é a segunda majoração do ano na taxa básica de juros, que iniciou 2011 com 10,75%, teve um aumento de 0,5% e agora o incremento de 1,25%, se comparado aos percentuais do início do ano.
Na explicação dos diretores do Banco Central em comunicado à imprensa, a intenção é dar rastreamento ao processo de ajuste das condições monetárias, "a implementação dos ajustes das condições monetárias por um período suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta de 2012".
Na prática e em linhas gerais, para os simples mortais, ou seja, o consumidor, esta decisão Copom significa dar maior equilíbrio à política econômica ao restringir o consumo. Todavia, vale destacar que o consumidor estará pagando mais caro pelas compra a crédito.
A medida, entretanto, tomou como significativos três pontos: o balanço de riscos para a inflação; o ritmo ainda incerto de moderação da atividade doméstica; e a complexidade que ainda envolve o ambiente internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.