segunda-feira, 18 de abril de 2011

Presidenta brasileira qualifica de muito proveitosa visita a China

Brasília, 18 abr (Prensa Latina) A presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, qualificou hoje de muito proveitosa sua visita a China, ao permitir abrir as portas para que mais produtos elaborados brasileiros entrem ao mercado chinês.

  "Diria que foi muito exitosa, porque atingimos nossos principais objetivos, abrir a porta para que mais produtos brasileiros, produtos mais elaborados entrem na China, e trabajamos juntos em áreas importantes como a de ciência e tecnologia", apontou Rousseff, em seu habitual programa radial das segundas-feiras Café com a presidenta.

Depois de assinalar que durante sua estância em Beijing foram rubricados 20 acordos de cooperação bilateral, a mandatária indicou que fecharam negócios com empresários da esfera de ciência e tecnologia que vão investir no Brasil, na instalação de fábricas que, além de dinheiro e novas técnicas, vão gerar milhares de empregos.

Mencionou que a empresa estatal chinesa ZTE, dedicada à área de comunicação, vai construir uma fábrica em São Paulo, e com a Foxconn, líder no setor de componentes para computadores, celulares e televisores, aceitamos iniciar as negociações no mesmo sentido.

Para isso, Rousseff advertiu que o país terá que trabalhar muito na formação e capacitação de brasileiros para laborar nessas indústrias, e exaltou que essas empresas têm interesse em instalar no país porque no ano passado Brasil ocupou o terceiro lugar em nível mundial em venda de computadores.

De outro lado, a presidenta destacou a assinatura de acordos para abrir o mercado chinês à exportação de carne de porco e outro para a venda de 35 aviões que gerarão uns bilhões de dólares para o Brasil.

Recordou que desde 2004, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) esteve pela primeira vez na China, o comércio bilateral se desenvolvo aceleradamente e essa nação asiática se converteu no maior sócio comercial do Brasil, e acrescentou que a aliança entre as duas nações tem sido boa em várias áreas.

Exemplificou com investigações e iniciativas que têm permitido o lançamento conjunto de três satélites e adiantou um quarto e um quinto, os quais considerou muito úteis para acompanhar os cultivos e monitorar a Amazônia, que será relevante na implantação do programa brasileiro para a prevenção de desastres.

Em resumo, destacou Rousseff, "estou muito confiante na cooperação mútua entre Brasil e China".

Entre a segunda-feira e no sábado da semana passada, a presidenta brasileira realizou uma visita de estado a China, onde também participou na terceira cúpula do grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e no Foro de Boao para a Ásia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.