segunda-feira, 18 de abril de 2011

Semana Santa: Bombeiros orientam para evitar acidentes nas estradas durante feriado prolongado

A intensificação do fluxo de veículos nas estradas durante o feriado prolongado da Semana Santa tem sido motivo de atenção especial por parte do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Para evitar os acidentes no período que antecede ou naquele imediatamente após o término dos quatro dias de folga (dia 21 a 24), uma série de dicas e orientações tem sido repassada à população para garantir viagens tranquilas e com segurança.
De acordo com os bombeiros, o ponto inicial consiste na inspeção do carro, antes de colocá-lo na estrada. Os itens listados são os seguintes:
• equipamentos de segurança, como extintor, triângulo e cintos de segurança;
• freios, observando o nível de óleo, pastilhas, lonas, regulagem, nível do fluido, possíveis vazamentos e o freio de mão;
•sistema elétrico, verificando o bom funcionamento dos faróis, lanternas, setas, luz de freio, luz de ré, luzes de emergência e buzina;
•pneus, estepe, alinhamento da direção, balanceamento das rodas, amortecedores;
•motor, conferindo o nível de óleo do motor, correias, mangueiras, ruídos anormais, regulagem, velas e cabos;
•limpadores de pára-brisa (borracha em bom estado), retrovisores externos e internos;
• cinto de segurança dos bancos da frente e de trás;
• marcador de combustível, velocímetro, encosto de cabeça;
• radiador, que deve ter seu nível da água conferido com o carro desligado.
Ao detectar ou suspeitar de qualquer problema de funcionamento mais sério, os bombeiros aconselham ao proprietário ou motorista que recorra a uma oficina mecânica especializada, solicitando que um profissional que faça uma vistoria no veículo antes da viagem.
Ultrapassagens
A direção defensiva é a palavra de ordem para preservar vidas nas estradas, sobretudo nos feriados. As manobras de ultrapassagem devem ser rápidas e seguras. Só retorne à pista após localizar o veículo ultrapassado pelo retrovisor. Para isso, sinalize com antecedência sua intenção de ultrapassar.
Ultrapasse sempre pela esquerda e apenas nos trechos permitidos. Certifique-se de que a faixa da esquerda está livre, e de que há espaço suficiente para a manobra. Jamais ultrapasse pelo acostamento das estradas, sobre pontes ou viadutos.
Nos dias de chuva a ultrapassagem se torna mais perigosa e exige atenção redobrada, pois o veículo da frente provoca uma cortina dágua que dificulta a visibilidade. Todas as dicas anteriores permanecem valendo, sendo acrescidas por uma maior distância com relação ao veículo a ser ultrapassado.
Chuva e neblina
Outra providência a ser tomada na pista molhada é a redução da velocidade. Além de aumentar a distância dos veículos à frente, acenda os faróis baixos, acione o limpador de pára-brisas e o desembaçador e mantenha as janelas com abertura suficiente para a circulação de ar e evitar o embaçamento.
É preciso um cuidado especial para evitar que os pneus percam o contato com o asfalto, devido à formação de uma lâmina d’água, fenômeno conhecido como aquaplanagem. Isso faz com que o motorista perca o controle sobre a direção do carro. Nessa situação deve-se manter a marcha engrenada, diminuir a aceleração (sem frear), acender os faróis e girar suavemente a direção para a esquerda e para a direita até conseguir controlar o veículo.
Já em áreas com visibilidade prejudicada em decorrência de neblina, é preciso manter os faróis baixos acesos, mesmo durante o dia. Fique a uma distância segura do veículo à frente, abra um pouco os vidros para evitar o embaçamento, não trafegue pelo acostamento e evite fazer ultrapassagens.
O motorista não deve ligar o pisca - alerta com o veículo em movimento e muito menos parar na pista. Se for inevitável parar o carro, procure locais seguros e, aí sim, acenda os faróis e utilize os equipamentos de segurança, como pisca - alerta e triângulo.
Planejamento
É preciso planejar a viagem antes de colocar o carro na estrada, prevendo inclusive os períodos de descanso a serem feitos durante o trajeto. Prefira viajar de dia, em condições de boa visibilidade. Mantenha sempre a calma quando estiver ao volante.
Evite conversas e distrações, não descuide da sinalização, não pare na pista e não trafegue no acostamento. Caso o motorista note que está ficando com sono, aos primeiros sinais de cansaço é aconselhável parar imediatamente em um lugar seguro para relaxar.
A mistura álcool e direção é definitivamente proibida. A ingestão de álcool, mesmo em pequenas quantidades, diminui a coordenação motora e os reflexos. O uso do celular ao dirigir reduz a atenção do motorista e contribui para aumentar o risco de acidentes.
Vale a pena ressaltar que o cinto de segurança é um importante fator na prevenção de mortes nas estradas e deve ser utilizado inclusive pelos passageiros que ocupam o banco de trás.
Acidentes
Caso se depare com um acidente de trânsito, a principal dica é manter a calma. Providencie sinalização prévia para o local a uma distância de no mínimo 200 metros, para evitar outros acidentes em sequência. Se houver vítimas, acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Mantenha as vítimas calmas e informe-as que o socorro esta a caminho. Caso haja mais voluntários, trabalhe em equipe. É importante não executar os primeiros socorros, se você não for treinado, pois isso pode agravar a situação da vítima. Estes são alguns cuidados básicos e simples, que devem ser considerados para reduzir o número de acidentes e tragédias nas estradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.