terça-feira, 26 de abril de 2011

Truculência de senador gerar reações

“Falta de civilidade”. Foi assim que Francisco Mesquita Neto, vice-presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), qualificou o desrespeito do senador Roberto Requião (PMDB/RJ) ao arrancar o equipamento de trabalho de um repórter durante entrevista no plenário do Senado da República na tarde da última segunda-feira, 25.
O político perdeu todo o senso de respeito e compostura quando foi questionado pelo repórter Victor Boyadjian (foto), da Rádio Bandeirantes, se abriria mão da
aposentadoria que recebe como ex-governador do Paraná no valor de quase R$ 25 mil por mês. Não o bastante, Requião ainda ameaçou agredir o jornalista e, não satisfeito, ainda apagou todo o material que havia sido gravado.
Em nota, a ANJ criticou nota o senador peemedebista. "Condenável em qualquer cidadão, o impedimento do livro exercício da atividade jornalística foi agravado neste caso pelo fato de ter partido de um homem público, em total desacordo com as mais básicas normas de civilidade e da convivência democrática", disse o presidente da entidade.
Na manhã desta terça-feira, 26, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal protocolou representação contra o senador junto à Mesa Diretora do Senado exigindo que o Senado da República aplique medidas disciplinares contra Requião.
Somente no final da tarde da segunda-feira o senador peemedebista Roberto Requião mandou devolver o equipamento e o cartão de memória ao jornalista que, depois de tentar registrar ocorrência contra o senador junto à Polícia Militar do Distrito Federal, acabou tendo que fazê-la na Polícia Federal.

Sindicato exige punição ao senador Roberto Requião (PMDB/PR) - foto - e jornalista registrou ocorrência contra o político na Polícia Federal.



Leia, abaixo, a íntegra da nota da ANJ:

Comitê de Liberdade de Expressão divulga nota de protesto contra atitude de senador Roberto Requião, que tomou gravador de repórter e ameaçou agredi-lo.
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) considera lamentável a atitude do Senador Roberto Requião que, nesta segunda feira 25/4, tomou o gravador do repórter da Rádio Bandeirantes Victor Boyadjian e ameaçou agredi-lo quando este tratava de entrevistá-lo sobre a pensão que recebe como ex-governador do Paraná.
Condenável em qualquer cidadão, o impedimento do livro exercício da atividade jornalística foi agravado neste caso pelo fato de ter partido de um homem público, em total desacordo com as mais básicas normas de civilidade e da convivência democrática.
O acesso à informação pública e a liberdade de imprensa são direitos de toda sociedade e não podem ser tolhidos por ninguém, muito menos por detentores de cargos eletivos.
Brasília, 26 de abril de 2011.
Francisco Mesquita Neto
Vice-Presidente da ANJ
Responsável pelo Comitê de Liberdade de Expressão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.