segunda-feira, 2 de maio de 2011

Osama Bin Laden morre durante bombardeio

O presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, em pronunciamento oficial na Casa Branca, na noite deste domingo, 01, anunciou a morte do saudita Osama Bin Laden, líder da rede terrorista Al Qaeda [palavra árabe que, em português, significa “A Base”], e que seu corpo está em posse das autoridades norte-americanas.
Em sua declaração, Obama lembrou as ações da rede terrorista lidera por Bin Laden, entre elas, o ataque ao World Trade Center [às Torres Gêmeas (Twin Towers)] em Nova Iorque e ao Pentágono, em 11 de setembro de 2001, matando três mil pessoas.
Fontes ligadas à Casa Branca disseram que o terrorista foi morto há uma semana, durante um bombardeio, em uma mansão nos arredores de Islamabad, no Paquistão, durante uma ação do Exército americano e que as autoridades americanas esperavam o resultado do exame de DNA para confirmar sua identidade.
Desde o ataque, em 2001, Bin Laden passou a ser procurado vivo ou morto. A Al Qaeda e seu líder foram considerados inimigos número um dos Estados Unidos e a serem caçados tanto na fronteira do Afeganistão com o Paquistão, onde a rede se alternava em esconderijos no deserto, como suas possíveis células espalhadas pelo mundo.
Durante esses quase 10 anos de perseguição, a guerra declarada pelos Estados Unidos contra o terror protagonizaram dezenas de incursões armadas nos países do Oriente Médio e da Ásia Central, de forma mais efetiva no Afeganistão e no Paquistão, porém, não obtendo êxito, o então presidente George W. Bush anunciou a invasão ao Iraque para depor o ditador Saddam Hussein sob a alegação de produzir armas de destruição em massa.
Cronologia
Antes de se tornar terrorista, Bin Laden, que era engenheiro civil e um dos cerca de 50 filhos do construtor saudita Mohammed bin Laden, foi colaborador da CIA no Afeganistão nos anos 70, ajudando os EUA a expulsar tropas soviéticas.
Em 1998, criou “A Base” se apresentando ao mundo com a explosão das embaixadas americanas no Quênia e Tanzânia. Com tudo, foi em 2001 o seu “grande” feito, o ataque às Torres Gêmeas e ao Pentágono.
A ação espetacular da Al Qaeda inspirou os ataques que se seguiram em outros países, como Espanha, Indonésia, Marrocos e Turquia.
Ex-colaborador da CIA, nos anos 70, Bin Laden cria a Al Qaeda em 1998 e explode embaixadas no Quênia e Tanzânia. Em 2001 ataca as Torres Gêmeas e o Pentágono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.