segunda-feira, 2 de maio de 2011

Taleban paquistanês ameaça vingar morte

O Movimento Taleban do Paquistão, braço do grupo radical islâmico no país, prometeu nesta segunda-feira vingar a morte do líder da aliada rede terrorista Al Qaeda, Osama
Bin Laden. O grupo ameaçou atacar alvos americanos e do governo paquistanês, bem como os líderes do governo paquistanês, incluindo o presidente Asif Ali Zardari (foto), além do Exército paquistanês e os EUA.
"Agora os comandantes paquistaneses, o presidente Zardari e o Exército serão nossos primeiros alvos. A América vai ser nosso segundo alvo", disse Ehsanullah Ehsan, porta-voz do grupo, em entrevista por telefone à agência de notícias Reuters.
Restrição
Logo após o anúncio da morte de Bin Laden, o Departamento de Estado americano e a Interpol (polícia internacional) emitiram um alerta sobre o risco de aumento na violência antiamericana.
"O Departamento de Estado alerta cidadãos dos Estados Unidos em viagem ou que residam no Exterior para o elevado potencial de violência antiamericana devido à recente atividade de contraterrorismo no Paquistão", diz o alerta.
"Devido à incerteza e a volatilidade da atual situação, cidadãos americanos em áreas nas quais os eventos recentes possam causar violência antiamericana são instados fortemente a limitar saídas de suas casas e hotéis e evitar aglomerações e protestos."
Cautela
Os EUA colocaram ainda em alerta suas embaixadas ao redor do mundo e afirmou que os prédios podem ser fechados temporariamente caso haja uma escalada da violência.
O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou na noite deste domingo a operação que matou Bin Laden. O Paquistão afirmou, horas mais tarde, que não havia participado "em acordo com a política dos Estados Unidos" de luta contra o terrorismo.
Em um comunicado, o Ministério paquistanês das Relações Exteriores afirmou que o país não participou da ação e reconheceu que a morte do homem mais procurado do mundo – tido como mentor dos ataques de 11 de setembro de 2001 – representa um "grande revés infligido às organizações terroristas do mundo" e "ilustra a determinação da comunidade internacional, e do Paquistão, de combater e eliminar o terrorismo".
com informações do 24 Horas News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.