terça-feira, 21 de junho de 2011

Adeus “Vó Quita”, a mais velha do mundo

Brasileira de 114 anos, considerada a pessoa mais velha do mundo, morre em Minas Gerais

Carangola, Minas Gerais – Maria Gomes Valentim [Foto: Guinness World Records], a mulher mais velha do mundo, morreu na madrugada desta terça-feira, 21, na Casa de Caridade de Carangola, na região da zona da Mata de Minas Gerais. A brasileira era reconhecida pelo Guinness Book como a pessoa mais velha do mundo e estava prestes a completar 115 anos no próximo dia 9 de julho. Ela morreu em decorrência de uma pneumonia.
O enterro de Maria acontece às 16h de hoje, no cemitério Jardim da Paz, em Carangola. Vó Quita, como era conhecida, morou a vida toda em Carangola. Ela viveu na roça quando criança. Atualmente se locomovia em uma cadeira de rodas e recebia o equivalente a um salário mínimo para viver: R$ 545.
Vó Quita era viúva de João, como era conhecido seu marido, com quem se casou em 1913, quando tinha 17 anos. Ela ficou viúva aos 50 anos e desta relação teve um filho, quatro netos, sete bisnetos e cinco trinetos.
A longevidade de Valentim era algo que veio de família. Seu pai morreu exatamente aos 100 anos. Uma alimentação saudável, com direito a pãozinho, café e leite com linhaça em todos os cafés da manhã também contribui.

(*) Com informação MTV Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.