quinta-feira, 16 de junho de 2011

Al-Qaeda nomeia sucessor de Bin Laden

Para analistas, indicação "será um grande desafio para ele manter a coesão e o controle"
Oriente Médio – O médico egípcio Ayman al-Zawahiri [foto] foi nomeado o sucessor de Osama bin Laden no comando da Al-Qaeda, segundo um comunicado divulgado
hoje, 16, em um site usado por radicais islâmicos. Bin Laden foi morto em uma operação de forças especiais estadunidenses no dia dois de maio deste ano, na cidade paquistanesa de Abbottabad.
"O comando geral da Al-Qaeda, após concluir consultas, anuncia a elevação do xeque Ayman al-Zawahiri à responsabilidade de comandar o grupo", afirma o texto postado no site Ansar al-Mujahidin, que tem vínculos com a rede terrorista, conforme informado pelo The Wall Street Journal [foto].
Envolvimento
O comunicado afirma que o grupo continuará sua guerra santa contra alvos ocidentais após a morte de seu líder.
Zawahiri trabalhava proximamente com Bin Laden [foto] desde meados dos anos 1980, quando a dupla se envolveu na luta contra as forças soviéticas que estavam no Afeganistão. A parceria resultou na criação da Al-Qaeda e no atentado de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.
Favorecimento
Zawahiri assume a rede em um período de mudanças importantes, com protestos em países árabes que derrubaram presidentes na Tunísia e no Egito, além de gerarem conflitos na Líbia, no Iêmen e na Síria, onde autoridades confrontam há tempos extremistas muçulmanos.
Além disso, analistas apontam que lideranças extremistas mais jovens da Al-Qaeda ganham espaço na Península Arábica, em países como Iêmen e Somália.
Origem
Formado em medicina, Zawahiri [foto] tem reputação
formidável como líder operacional e teólogo radical, porém sem o mesmo carisma pessoal de Bin Laden, segundo especialistas. "Ele não projeta a calma e o comando de Bin Laden e teve, no passado, duras discussões com colegas", disse Magnus Ranstorp, pesquisador diretor do Center for Asymmetric Threat Studies, do sueco National Defense College. "Será um grande desafio para ele manter a coesão e o controle."
Nascido em uma família respeitável do Cairo, Zawahiri formou um grupo militante ainda enquanto estudava, com o objetivo de criar um Estado islâmico radical. Ele é membro fundador da Jihad Islâmica e chegou a passar três anos em uma cadeia egípcia.

(*) Com informação AE e Dow Jones

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.