quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ataque de hackers já era esperado

LulzSecBrazil reivindica autoria de ataque ao site da Petrobras na tarde de hoje, 22, que saiu do ar por volta das 13h

Brasil, América do Sul – De acordo com informações das agências de notícias, divulgadas no início da tarde de hoje, 22, a atuação do grupo intitulado LulzSecBrazil,
simpatizantes brasileiros do LulzSec, hackers responsáveis por invadir sites do governo dos Estados Unidos e de grandes empresas, já era esperado. O LulzSecBrazil estreou Twitter há poucos dias e, logo nas primeiras mensagens, já ameaçavam atacar a rede do governo brasileiro quando alcançasse mil seguidores. "Se conseguirmos 1.000 followers até amanhã, iremos invadir o www.brasil.gov.br", disse o grupo em 18 de junho.
Investida
Desta forma, nos primeiros minutos da madrugada de hoje, 22, começaram a agir no país — escolhendo logo os sites brasil.gov.br, presidencia.gov.br e receita.fazenda.gov.br. Todavia, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) detectou o ataque, entre 0h30 e 3h, e bloqueou todas as ações dos hackers, o que levou ao congestionamento das redes e deixou os sites indisponíveis durante cerca de uma hora.
De acordo com o Serpro, a invasão foi contida e dados e informações estão preservados. "Isso já ocorreu outras vezes, não chega a ser uma novidade. Mas eles não conseguiram ter acesso a nenhuma informação desses sites. Eu não conheço esse grupo de hackers", garantiu o diretor-superintendente do Serpro, Gilberto Paganotto.
Ampliação
Em comunicado divulgado pelo representante internacional do grupo hacker, Anonymous e LulzSec se uniram com o objetivo de desenvolver a "Operação Anti-Segurança", que declara guerra aberta "contra todos os governos, bancos e grandes corporações do mundo".
O LulzSec já invadiu sistemas do Senado americano, da CIA, do FBI, da Nintendo e da Sony Pictures. E o Anonymous, além de supostamente invadir a rede de jogos online da PlayStation (a qual ficou suspensa por um mês), também estaria envolvido em ataques a redes dos bancos BBVA e Bankia, do grupo italiano de energia Enel, e de vários governos, como Egito, Argélia, Líbia, Irã, Chile, Colômbia e Nova Zelândia.
Reivindicação
Por volta das 13h de hoje, 22, o site da Petrobras saiu do ar.
A Assessoria de Comunicação da estatal não confirmou o ataque, mas admitiu que havia problemas com o site. "Ainda estamos apurando, não sabemos a causa", disse uma assessora.
O LulzSecBrazil reivindicou a autoria do ataque ao site da Petrobras, depois da tentativa frustrada de invasão aos sites da Presidência da República, da Receita Federal e do Portal Brasil.
Pelo microblog Twitter, o grupo LulzSecBrazil indicou que o suposto ataque seria motivado pelos preços elevados dos combustíveis no Brasil. "Acorda Brasil! Não queremos mais comprar combustível a R$2,75 a R$2,98 e exportar a menos da metade do preço! ACORDA DILMA!", protestou.
O LulzSecBrazil é, aparentemente, uma versão nacional de um grupo no exterior denominado Lulz Security (http://lulzsecurity.com/).

(*) Com informação agência de notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.