quarta-feira, 22 de junho de 2011

Battisti obtém autorização de permanência no Brasil

Ex-ativista aguarda, agora, pelo visto que deverá ser emitido pelo Ministério das Relações Exteriores
Brasília, Brasil – Mais um capítulo no caso Cesare Battisti [foto] deve trazer novas críticas e possíveis retaliações ao Brasil, bem como fazer com que o governo italiano acelere seu recurso ao tribunal de Haia. O Conselho Nacional de Imigração, órgão vinculado ao Ministério do Trabalho, acaba de conceder autorização para que o ex-ativista italiano permaneça no Brasil, agora de modo regular. A autorização foi concedida na manhã desta quarta-feira, 22, e é um pré-requisito para a concessão do visto definitivo.
A partir deste momento, Battisti não apenas passa a poder viver sem maiores problemas no Brasil com também lhe é permitido trabalhar por tempo indeterminado no país.
O pedido foi aprovado por 15 votos a favor, dois contra e uma abstenção. A decisão será comunicada ao Ministério da Justiça, mas o visto só poderá ser emitido pelo Ministério das Relações Exteriores.
Percurso
Cesare Battisti foi libertado este mês por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), depois de mais de quatro anos preso no Brasil, aguardando o desfecho do pedido de extradição feito pelo governo da Itália, onde foi condenado à prisão perpétua acusado de quatro assassinatos durante a luta armada na década de 70, quando o ex-ativista integrava o Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), grupo de esquerda em seu país.
Os ministros do STF mantiveram a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, no final do ano passado, negou a extradição solicitada pelo governo italiano.

(*) Com informação AB e JB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.