quarta-feira, 1 de junho de 2011

Belo Monte: Autorizada a instalação de usina

Liberação da obra foi envolvida por polêmicas, como queda de presidentes do IBAMA e manifestações agressivas, além de muito atraso
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) acaba de autorizar a instalação da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará.
A liberação da obra foi envolvida por polêmicas, que passaram por queda de presidentes do IBAMA, manifestações agressivas de índios e de organizações não-governamentais e muito atraso.
O projeto inicial de Belo Monte vem de décadas atrás e, desde o período da ditadura militar, o governo teve de reduzir algumas vezes o tamanho da represa, para acatar demandas da sociedade. Com isso, a usina poderá gerar até 11.233 Megawatts de energia.
Atuação
Segundo o IBAMA, o licenciamento "foi marcado por robusta análise técnica e resultou na incorporação de ganhos socioambientais". Entre eles, destaca o instituto, a garantia de vazões na Volta Grande do Xingu suficientes
para a manutenção dos ecossistemas e dos modos de vida das populações ribeirinhas.
O consórcio Norte Energia (NESA) terá de implementar ações em saúde, educação, saneamento e segurança pública em Altamira e Vitória do Xingu, que são os municípios mais afetados pela construção, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Contrapartida
Nas negociações para liberação da licença, o IBAMA e a NESA firmaram um Acordo de Cooperação prevendo apoio logístico às ações de fiscalização na região para controlar os crimes ambientais, como o tráfico de animais silvestres e a exploração ilegal de madeira na região.
Segundo o IBAMA, a NESA terá de investir cerca de R$ 100 milhões em unidades de conservação na bacia do rio Xingu a título de compensação ambiental, conforme determina a legislação vigente.
Pronunciamento
Ainda na manhã de hoje, 01, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, devem anunciar o plano para o desenvolvimento sustentável do Xingu, região onde está Belo Monte. O objetivo do plano é promover o desenvolvimento sustentável da região com a participação da população na gestão das atividades.
Ocupação
De acordo com o projeto, a usina de Belo Monte será instalada no rio Xingu, no Pará. A usina será a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas da usina de Três Gargantas, localizada na China, e da binacional Itaipu, na
divisa do Brasil com o Paraguai.
A novela da Hidrelétrica Belo Monte começou há mais de 30 anos. O projeto, hoje, é a estrela do PAC, por conseguinte, prioridade para o governo federal. Trata-se da mais cara obra já construída no Brasil (a terceira maior hidrelétrica do mundo), com capacidade geradora de 11.233 MW, orçada em R$ 30 bilhões, e que inundará uma área de 51.600 hectares de floresta.

(*) Com informações IG Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.