quarta-feira, 15 de junho de 2011

Brasil deve adotar restrições impostas a brasileiros na Espanha

Em 2007, média era de 250 brasileiros barrados por mês, nos primeiros meses deste ano esse número é de 140

Brasília, Brasil – O chanceler Antonio Patriota [foto] afirmou que o Brasil estuda adotar as mesmas exigências
impostas aos brasileiros na Espanha para a entrada de espanhóis no Brasil. Segundo o ministro, ainda ocorrem "situações inaceitáveis" na Espanha, onde há histórico de brasileiros barrados nos aeroportos do país europeu.
"Os números [de brasileiros barrados] têm diminuído, mas não suficientemente", salientou Patriota.
O ministro das Relações Exteriores falou sobre o tema nesta quarta-feira, 15, durante audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados.
"Se a situação persistir, acho que seria o caso de (...) se adotar reciprocidade dos mesmos documentos – garantia de hospedagem, extrato de conta bancária... Mas esperamos que a via da racionalidade, da conciliação e do diálogo com os espanhóis continue produzindo resultados", disse. Segundo ele, a medida já está sendo discutida com a Polícia Federal e o Ministério da Justiça.
De acordo com o ministro, o cenário, entretanto, tem melhorado: em 2007, havia uma média de 250 brasileiros barrados por mês naquele país, contra 140 nos primeiros meses deste ano. Apesar dos números positivos, Patriota falou que há "cooperação insuficiente de autoridades
espanholas" em relação ao tema.
A questão foi tratada no mês passado com a ministra de Relações Exteriores da Espanha, Trinidad Jiménez [foto], em visita ao Brasil. "Ela aceitou que existe um problema", afirmou Patriota.
Em 2008, seguidas rejeições de brasileiros provocaram uma crise bilateral, o que levou o então ministro Celso Amorim a fazer cobranças públicas ao governo espanhol e a convocar o embaixador do país no Brasil para dar explicações.

(*) Com informação NA Jornal Floripa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.