sábado, 25 de junho de 2011

Cepa de E.coli em pacientes da França é a mesma alemã

Na noite de quinta-feira, sete pessoas foram internadas com os sintomas da infecção que já matou 38 pessoas
Bordeaux, França – Duas pessoas que foram infectadas pela bactéria E.coli na cidade francesa de Bordeaux têm a mesma cepa da doença que causou muitas mortes na Alemanha, disseram autoridades francesas.
O ministério do Comércio da França disse que ordenou aos mercados e lojas que interrompam a venda de feno-grego, mostarda e sementes que o órgão de segurança do consumidor acredita terem sido fornecidos pela empresa britânica Thompson & Morgan, da cidade de Ipswich, enquanto uma possível ligação com a doença é investigada.
"A ligação entre os sintomas e o consumo dessas sementes ainda não foi definitivamente estabelecida," afirmou o Ministério em comunicado emitido ontem, 24.
"De acordo com informações de posse do DGCCRF (órgão de segurança do consumidor), a fornecedora á uma empresa britânica, a Thompson & Morgan, que tem sede em Ipswich," informou.
Idnetificação
Dez casos de E.coli foram detectados em Bordeaux e sete pessoas ainda estão hospitalizadas, de acordo com declaração do médico João Simões, que chefia a agência de saúde regional.
Patrick Rolland, autoridade da agência, disse a jornalistas que os testes iniciais mostraram que dois dos pacientes tinham uma variação da E.coli idêntica à que causou quase 40 mortes, a maioria na Alemanha.
Alimentos
Autoridades da saúde na Alemanha ligaram a epidemia a brotos de feijão e outras sementes contaminados em uma fazenda orgânica da Alemanha, que vendeu suas mercadorias a consumidores e restaurantes.
Das internadas em Bordeaux, seis pessoas comeram esses alimentos durante uma feira em um Begles, nos subúrbios de Bordeaux.

Nota do Editor: O que chama a atenção nesta notícia não é a confirmação da infecção, mas a agilidade com que o diagnóstico e o resultado dos exames aconteceram. Os pacientes foram internados na noite da última quinta-feira, 23, e hoje, 25, as autoridades médicas e sanitárias já têm a certeza de com o que estão lidando. Enquanto isso, aqui no Brasil, não há previsão para o resultado dos exames das duas suspeitas de terem contraído a infecção em viagem à Europa, que seguem internadas em Campinas.

(*) Com informação FP e AGJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.