quinta-feira, 16 de junho de 2011

Crianças são hospitalizadas com E.coli na França

Autoridade de saúde dizem que não é a mesma cepa da bactéria E.coli que atingiu a Alemanha
Paris, França – O surto da bactéria E.coli que atinge a Europa, principalmente a Alemanha, obrigou à hospitalização de sete crianças em Lille, no Norte da França [mapa], com infecção pela Escherichia coli (E.coli) depois de comerem carne que, segundo fabricantes, pode ter vindo da Alemanha. O grupo, cuja criança mais nova tem apenas um ano e oito meses de idade, ingeriu hambúrgueres produzidos pela empresa francesa SEB. A companhia revelou que a carne veio de animais abatidos em três países europeus e foi processada na França.
Os casos surgem após um surto de uma cepa virulenta da E.coli, que matou 39 e deixou 3.300 pessoas doentes em 16 países. Quase todas as mortes, exceto uma, ocorreram na Alemanha. A outra vítima foi uma mulher na Suécia, que recentemente havia retornado de uma viagem ao território alemão.
Autoridades disseram que a infecção nas crianças foi causada por uma cepa rara da bactéria e não estava relacionada ao surto na Alemanha. "Há carne da Alemanha, da Bélgica e da Holanda" nos hambúrgueres [foto], informou o executivo-chefe da SEB, Guy Lamorlette.
"Há vários fornecedores. Nós teremos que esperar os resultados dos testes para dizer qual está contaminado."
Um porta-voz da Agência Regional de Saúde de Lille, no Norte da França, onde seis das crianças foram hospitalizadas ontem, 15, disse: "Elas estão em estado sério, mas não preocupante. Suas vidas não estão em perigo, de modo nenhum." Uma sétima criança foi encaminhada para o hospital hoje, 16, informaram as autoridades.
Os hambúrgueres "Steak Country" foram comprados em unidades do supermercado alemão Lidl [foto], na França. A
SEB disse ter solicitado o recall dos produtos e a Lidl informou que os recolheu das prateleiras no país.
A autoridade da agência de saúde revelou que as crianças apresentaram diarreia sanguinolenta. O sintoma também atingiu as vítimas do surto na Alemanha, que foi atribuído a brotos de vegetais contaminados. As infecções na França "não tem ligação no momento com a recente epidemia na Alemanha", esclareceu a autoridade.
A Comissão Europeia disse ter sido informada dos casos, mas "a origem da carne ainda não foi confirmada", afirmou Frederic Vincent, porta-voz do comissário de Saúde da União Europeia, John Dalli. "Não há necessidade de comparar com a Alemanha, porque não é a mesma cepa da bactéria E.coli. Essa é diferente, mesmo que seja tão forte quanto", acrescentou Vincent.

(*) Com informação AFP, Dow Jones, DN/PT, Lusa e AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.