domingo, 19 de junho de 2011

Descontaminação de água radioativa é interrompida em Fukushima

Outro problema enfrentado pela TEPCO, responsável pela central, é a lama radioativa resultante do processo de descontaminação
Tóquio, Japão – A operação de descontaminação da água radioativa da usina nuclear de Fukushima foi suspensa ontem, 18, poucas horas após o início dos trabalhos. De acordo com a empresa Tokyo Electric Power (TEPCO), responsável pela central, o motivo foi o alto nível de radiação apresentado.
A operação havia começado às 20h de sexta-feira (horário local) e teve que ser interrompida cinco horas depois. A TEPCO não informou quando os trabalhos serão retomados.
"Estamos verificando a causa do elevado nível de radioatividade", explicou Junichi Matsumoto, responsável pelas operações nucleares da empresa.
Cerca de 100 mil toneladas de água contaminada se acumulam debaixo dos reatores e turbinas da usina nº 1 de Fukushima Daiichi desde o terremoto e tsunami de 11 de março.
A tragédia provocou uma falta de energia elétrica em Fukushima, o que quase causou um colapso no sistema de refrigeração dos reatores. A TEPCO precisou jogar água sobre eles para resfriá-los, dia e noite, e precisa ainda derramar cerca de 500 toneladas de água por dia, levando ao acúmulo de grande parte do líquido nas instalações.
A operação de descontaminação do líquido acumulado tratará 50 toneladas de água por hora, num total de 1,2 mil ao dia.
A empresa poderá reutilizar a água descontaminada nos
circuitos de refrigeração quando for restabelecido seu funcionamento.
A companhia, no entanto, enfrenta ainda outro problema: a lama radioativa resultante do processo de descontaminação.
Em 17 de abril, a TEPCO anunciou que espera reduzir significativamente os vazamentos radioativos da central até julho e estabilizar a temperatura dos reatores em torno dos 100 graus Celsius o mais tardar em janeiro.

(*) Com informação AFP e EURONEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.