sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dilma e Temer discutem mudança ministerial

Deputado Cândido Vaccarezza e ministra Ideli Salvatti são nomes fortes para assumir o Ministério das Relações Institucionais
Brasília, Brasil – O vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, Michel Temer, e a presidenta Dilma Rousseff têm reunião agenda para amanhã, 10. Na pauta, um único assunto, a substituição ao ministro Luiz Sérgio, que deve entregar à presidenta, nesta sexta-feira, sua carta de demissão da Secretaria de Relações Institucionais.
Fontes do Palácio do Planalto adiantam que, neste encontro, Temer irá informar Dilma que o seu partido tem simpatia pelo nome do deputado Cândido Vaccarezza (PT/SP) como novo ministro das Relações Institucionais. Fato que pode comprovar o trabalho de articulação e encontros para pedidos de apoio feitos por Vaccarezza nos últimos dias.
Reflexos
Também cotada para a pasta, a ministra Ideli Salvatti, da Pesca e Aqcultura, tem, no entanto, o apoio do ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República.
Apesar preferência por Vaccarezza, o PMDB não vetará Ideli. Senadora até janeiro deste ano, ela teve boa relação com a bancada peemedebista na Casa.
Hoje, 09, a ministra participou de um evento político em Blumenau, Santa Catarina, juntamente com a presidenta Dilma.
Andança
Líder do governo na Câmara, Vaccarezza fez, desde ontem, 08, uma romaria com lideranças do PMDB. Além de Temer, reuniu-se com o presidente do Senado, José Sarney (AP), e o líder da bancada Renan Calheiros. Líder peemedebista na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN) também apoia o nome do deputado petista.
Obstáculos
O problema de Vaccarezza, no entanto, está na bancada do PT. No começo do ano, ele foi derrotado ao tentar ser candidato a presidente da Câmara. Perdeu a indicação para Marco Maia (PT/RS), hoje presidente da Casa. Para ser ministro, Vaccarezza negocia ceder a vaga de líder do governo para um nome ligado ao grupo de Maia.
Cotação
Arlindo Chinaglia (PT/SP), ex-presidente da Casa, e Pepe Vargas (PT/RS) são os nomes mais cogitados para substituir Vaccarezza caso ele consiga se tornar ministro.
Durante a tarde desta quinta-feira, 09, Maia, Vaccarezza e o líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), estiveram reunidos para tentar um acordo e aparar as possíveis arestas nesta busca de Vaccareza pelo apoio total da bancada petista rumo ao status de ministro na Secretaria Relações Institucionais do governo Dilma.

(*) Com informações IG e AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.