segunda-feira, 20 de junho de 2011

Emenda 29 será votada no próximo mês

Emenda 29 determina que o governo federal aplique 10% do Produto Interno Bruto na saúde


Poços de Caldas, Minas Gerais – Aprovar, ainda neste semestre, a Emenda Constitucional (EC) 29, que destina mais recursos para a saúde pública e que tramita pelo Congresso Nacional. Este objetivo foi defendido na última
sexta-feira, 17, pelo deputado federal Geraldo Thadeu (PPS/MG) [foto Gilberto Immesi], durante pronunciamento na “XI Conferência Municipal de Saúde [foto acima – Gilberto Immesi], em Poços de Caldas, município no Sul de Minas Gerais.
Na oportunidade, o parlamentar pepessista lembrou que a votação do dispositivo está prevista para julho, enfatizando que a Emenda 29 determina que a União aplique 10% do PIB (Produto Interno Bruto) na saúde.
De acordo com Geraldo Thadeu, a saúde pública no Brasil pede socorro. “Não podemos mais adiar a votação dessa garantia de uma reposta à população brasileira, que é qualidade no atendimento prestado pelo SUS”, destacou.
Segundo o pepessista, é preciso aumentar o repasse de recursos para o sistema, sem custos adicionais à população. “Lutamos pela aprovação da Emenda e somos contrários a qualquer dispositivo que acarrete em gastos ao cidadão, a exemplo da antiga CPMF”, afirmou.
Para Geraldo Thadeu, que preside a Frente Parlamentar das Hepatites e Transplantes da Câmara dos Deputados, a EC 29 permitirá investimentos em capacitação profissional, restruturação e construção de novas unidades de saúde.
Debates
Durante “XI Conferência Municipal de Saúde” [foto Gilberto Immesi] foco central se norteou no tema “Todos
usam o SUS! – SUS na Seguridade Social – Política Pública – Patrimônio do Povo Brasileiro”. As conferências municipais de Saúde reúnem, de forma ampla, usuários, trabalhadores, prestadores de serviço e gestores do SUS, para discutir e refletir sobre as condições de saúde da população e a gestão do sistema, expressando posições e votando questões orientadoras.
Emenda 29
Atualmente, são aplicados cerca de 1,7% do PIB, enquanto estados e municípios são obrigados a investir 12% e 15%, respectivamente, de suas receitas. A EC 29 está em tramitação pelo Congresso Nacional desde 23 de março de 2000. Em março de 2007, foi apresentada ao Senado, mas a aprovação ocorreu somente em junho de 2008. Desde então, a matéria se encontra parada na Câmara, aguardando a conclusão da votação.

(*) Com informação AI/Deputado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.