sábado, 11 de junho de 2011

Estado prorroga prazo para cadastramento escolar 2012

Prazo para realização do cadastramento escolar é prorrogado e vai até a próxima sexta

Belo Horizonte, Minas Gerais – A Secretaria de Estado de Educação (SEE) prorrogou o prazo do Cadastramento Escolar 2012 dos alunos da rede pública de ensino de Minas Gerais. Agora, pais e responsáveis têm até a próxima sexta-feira, 17, para realizar o cadastramento e garantir vaga em uma escola próxima à residência.
Devem ser cadastradas crianças com seis anos completos ou a completar até o dia 31 de março de 2012 (inclusive na Educação Especial), alunos que estão se transferindo de outras localidades ou vindo de escolas particulares e os interessados em retornar aos estudos em qualquer ano do ensino fundamental (1º ao 9º ano).
Onde Fazer
Na capital, o cadastramento deve ser feito nas agências dos Correios. Os pais ou responsáveis devem levar o original e a cópia da certidão de nascimento da criança e uma conta de luz recente. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e nas cidades do interior do Estado, o cadastramento deve ser feito nos postos definidos pelas comissões municipais de cadastramentos. Neste caso, além da certidão de nascimento, pode ser apresentado original e cópia de uma conta de luz ou de água.
Regresso
Os interessados em retornar aos seus estudos ou alunos de
escolas particulares que desejam se transferir para a rede pública, além da certidão de nascimento e do comprovante de residência, também devem apresentar o comprovante de escolaridade (original e cópia).
Para informações sobre a localização dos postos de cadastramento, os interessados devem procurar as secretarias municipais de educação.
Adequação
O levantamento realizado pelo Estado, em parceria com os municípios, permite um melhor planejamento das vagas para atender com mais qualidade os alunos que vão ingressar no ensino fundamental da rede púbica no próximo ano.
O cadastro é uma garantia de vaga na escola pública mais próxima de casa. Aquele candidato que não fizer o cadastramento não ficará sem uma vaga, mas a matrícula
em uma escola próxima a sua residência ficará condicionada à existência de vaga na instituição de ensino. Neste caso, o estudante será encaminhado, após a matrícula dos cadastrados, a uma escola que apresente vaga remanescente. Os alunos já matriculados no ensino fundamental na rede pública têm vaga garantida e, por isso, não precisam se inscrever.
Necessidades Especiais
A inscrição para o cadastro escolar de candidatos com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento deve ser feita no mesmo período, até o dia 17 de junho. No momento da inscrição, deve ser informado no formulário do cadastro escolar o tipo de deficiência e/ou transtorno global do desenvolvimento do candidato.
Confirmação
O cadastrado em Belo Horizonte receberá, no final de novembro ou início de dezembro, uma carta pelo Correio com a indicação da escola para a qual foi encaminhado. Já na RMBH e interior do Estado, o comunicado será feito pela Comissão Municipal de Cadastro e Matrícula. O período de matrícula vai do dia 12 a 16 de dezembro de 2011.

(*) Com informações Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.