sexta-feira, 17 de junho de 2011

Guerra à E.coli está longe de um fim

Primeiros surtos de E.Coli surgiram nos Estados Unidos, em 1993, e dados afirmam ligação com falta de higiene
Europa – Enquanto na França a situação clínica de uma das sete crianças internadas piorou substancialmente, na Itália as autoridades retiraram de circulação cerca de cinco toneladas de hambúrgueres e almôndegas de origem francesa. Em Portugal, o Lidl garante não vender carne dos lotes contaminados com a bactéria.
França
O estado de saúde de uma das sete crianças internadas num hospital de Lille, depois de terem comido hambúrgueres,
agravou-se consideravelmente, de acordo com o ministro da Saúde francês Xavier Bertrand. As crianças têm entre um ano e oito meses de idade e oito anos.
“Uma das crianças foi submetida ao processo de diálise durante a noite”, informou Bertrand, em declarações à rádio Clássica, acrescentando que “a sua condição piorou”.
Ontem, 16, outras três crianças foram submetidas à hemodiálise com o objetivo de limpar o sangue em caso de falha dos rins. Todas as crianças sofrem de anemia e gastroenterite hemorrágica e, antes de serem internadas, apresentaram diarreia. Uma já teve alta do hospital na última quarta-feira, 15.
Causa
As autoridades sanitárias francesas garantem, entretanto, que a bactéria que atacou as crianças não está relacionada com o surto de E.Coli que matou 39 pessoas e adoeceu mais de 3.300 pessoas, sobretudo na Alemanha.
Naquele país, a princípio o surto da bactéria foi atribuído aos vegetais, começado pelos pepinos espanhóis, e causando uma grave crise no setor em toda a Europa, fato que motivou a concessão de uma ajuda financeira por parte da Comissão Europeia.
No caso da França, conforme atribuição feita pelas
autoridades sanitárias, a causa do surto são hambúrgueres vendidos congelados para distribuição sob o rótulo de “Steaks Country”.
Guy Lamorlette, chefe-executivo da SEB-CERF, distribuidora oficial dos produtos da marca, apressou-se a declarar que a carne suspeita de ter contaminado os jovens franceses foi proveniente da Alemanha. Todavia, a empresa ainda não conseguiu determinar a origem da infeção. O resultado das análises deverá ser conhecido nos próximos dias.
Em consequência, e por cautela, a cadeia de distribuição Lidl retirou, de toda a rede de comercial, a carne de hambúrgueres e almôndegas congeladas da SEB-CERF.
Itália
Na Itália, as autoridades retiraram de circulação cerca de cinco toneladas de hambúrgueres e almôndegas da marca francesa.
“Os carabineiros [policia italiana] apreenderam 1.570 pacotes de hambúrgueres de um quilo e quatro mil pacotes de almôndegas de 900 gramas (num total de cinco toneladas) da marca Steaks Country” fabricada pela francesa SEB-CERF.
Conforme fontes do ministério da Saúde italiano, a apreensão aconteceu nos arredores de Verona, numa plataforma de distribuição da rede Lidl, que está colaborando para “retirar dos seus supermercados os produtos suspeitos”.
Ainda de acordo com as autoridades em Saúde da Itália, novas apreensões estavam previstas para esta sexta-feira, 17, e amostras enviadas para análise no Instituto Zooprofilático de Pádua, “para verificar a presença de bactéria infecciosa”.
Portugal
O surto de E.coli que surgiu em França e é atribuído aos hambúrgueres e almôndegas da SEB-CERF, não teve consequências em Portugal.
A cadeia de hipermercados Lidl garantiu que os hambúrgueres suspeitos não são comercializados em suas lojas na rede lusitana.
Ontem, 16, nas primeiras horas da manhã, as autoridades portuguesas receberam um alerta europeu de mais um surto de E.coli, mas, de acordo com a Direção-Geral de Saúde, a informação era de que o surto estava circunscrito à região francesa de Lille.
De qualquer forma, fiscais da Autoridade de Segurança Alimentar e Econômica (ASAE) foram a campo e efetuaram várias inspeções às lojas da cadeia de supermercados alemã Lidl.
Tranquilização
As autoridades sanitárias portuguesas ficaram mais descansadas, também, ao receberem a garantia e confirmação dos representantes da empresa alemã em Portugal de que, desde o primeiro momento em que houve a alegação de contaminação da carne, constataram que o produto não estava à venda no país.
Histórico
Os surtos de E.Coli estão bem documentados desde 1993, ano em que foram conhecidos os primeiros surtos nos Estados Unidos.
Os dados demonstram que, em todos os casos, sempre houve uma quebra nos rigorosos protocolos sanitários, razão pela qual as autoridades francesas estão, neste momento, investigando para descobrir o que falhou.

(*) Com informação RTP

2 comentários:

  1. caro jornalista,adorei sua materia,sabemos que isso é o começo de muitas coisas que virao,o mundo vive momentos de muita tensao,sabemos que este é mais um microbio dificil e muito resistente,mais havera muitos e muitos,desde o começo da aids ate agora ligamos o radio,a tv, e so o que vemos noticias desagradaveis,na politica nem se fala,o que fazer!lutar sim,desanimar jamais. hoje em dia tudo o que comemos faz mal,esta com muito agrotoxico,tudo isso acarreta ao homem muitas doenças como o cancer por exemplo,o ar esta pesado,o tempo mudado,nos seres humanos estamos deteriorando o mundo,viver é tao bom,mais a ganancia DO PROPRIO HOMEM esta acabando aos poucos com as belezas que temos,deus criou e o homem DESTROI... parabens

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário. Certamente, o caminho é de luta sim, muita luta para tentar reverter o quadro que, no geral, como você bem o disse, é da mais pura ganância. Vale destacar que cientistas e pesquisadores têm evitado falar, mas, esta cepa da bactéria E.coli - dita há poucos dias ser desconhecida -, na verdade, teria sido criada em laboratório, ou seja, não basta a evolução natural - como preconizou Charles Darwin -, o Homem, em todos os seus aspectos e a título do bem-estar da humanidade, consegue, cada vez mais, cavar a nossa própria sepultura. Vale, ainda, reafirmar que os primeiros casos da E.coli foram registrados nos Estados Unidos, em 1993. Pois bem, o jeito é apertar os cintos e continuar a caminhar, pois, o piloto (Homem) ainda não sumiu. Obrigado pelo comentário e continue acompanhando as publicações. Grande abraço e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.