quinta-feira, 9 de junho de 2011

Humala diz que Brasil é “sócio estratégico”

Presidente Dilma Rousseff deverá participar da cerimônia de posse de Humala, em Lima.
Brasília, Brasil – O presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, foi recebido pela presidente Dilma Rousseff na manhã desta quinta-feira, 09, em Brasília, e declarou que o Brasil é um parceiro estratégico para o país andino.
"O Brasil é um ‘sócio estratégico’, um sócio importante do Peru. Somos vizinhos e justamente... necessitamos fortalecer uma política de fronteiras, desenvolver a fronteira", disse Humala a jornalistas após o encontro com Dilma, no Palácio do Planalto.
Fortalecimento
O Peru é o maior produtor de folha de coca do mundo e o líder eleito peruano demonstrou preocupação com o narcotráfico e segurança na fronteira, "problema comum" aos dois países e disse que fortalecerá a relação com os Estados Unidos, principalmente no combate às drogas. "Temos que fortalecer a relação com os EUA, são um sócio importante do Peru. Temos que melhorar, por exemplo, o que é a cooperação na luta contra as drogas, respeitando obviamente a soberania nacional peruana", disse Humala, que deverá visitar o país norte-americano antes de sua posse, em 28 de julho.
Pleito
Militar aposentado de 48 anos, o político de esquerda venceu por pequena margem o segundo turno das eleições presidenciais peruanas no último domingo, 05, derrotando a candidata conservadora Keiko Fujimori.
Em sua campanha, Humala destacou um plano para aumentar a inclusão social em um país que ainda tem um
terço da população vivendo na pobreza.
Durante o encontro, os presidentes [foto] discutiram programas sociais brasileiros como o “Brasil sem Miséria”, o “Prouni” e o “Bolsa Família”, que poderão servir de exemplo ao Peru. Segundo Humala, o Brasil "é um modelo bem-sucedido que aliou crescimento econômico e inclusão social".

(*) Com informações Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.