sábado, 25 de junho de 2011

Invasores a sites do governo podem ser identificados

"Não existe anonimato absoluto. As máquinas fazem os registros", diz especialista
Brasil, América do Sul – O especialista em crimes eletrônicos e segurança na internet, Marcelo Lau, considerado uma das autoridades brasileiras no assunto, disse hoje, 25, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, que é possível rastrear os responsáveis pela invasão nas páginas da Presidência da República, de ministérios, da Receita Federal e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo Lau, a Polícia Federal (PF) tem instrumentos para identificar os hackers mesmo se eles estiverem no exterior e usando vários computadores. "Se os hackers estiverem fora do País será um caminho mais longo", todavia, (...) "não existe anonimato absoluto. As máquinas fazem os
registros", acrescentou, reconhecendo que a PF "está muito bem preparada e equipada".
Na madrugada de ontem, 24, quando hackers invadiram a página do IBGE, um recado atribuído aos invasores indicava que mais ataques ocorreriam no País. "Este mês, o governo vivenciará o maior número de ataques de natureza virtual na sua história feito pelo Fail Shell. Entendam tais ataques como forma de protesto de um grupo nacionalista que deseja fazer do Brasil um país melhor. Tenha orgulho de ser brasileiro, ame o seu país, só assim poderemos crescer e evoluir" (sic).
Para Lau, a invasão por hackers não é o caminho ideal para cobrar melhorias ou mostrar que há falhas nos sistemas de segurança dos órgãos ligados ao governo. "Fazer uma invasão desse tipo é expor dados. Não é a melhor maneira de colocar a necessidade de rever a segurança do sistema", disse ele. "Expor deliberadamente alguns tipos de dados é crime", reforçou.
Os hackers fazem acessos de computadores e provedores espalhados no mundo todo, causando a queda da página ou a operação com lentidão. No site da Receita Federal, foram registrados cerca de 300 mil acessos simultâneos – volume que normalmente leva uma hora para ser registrado durante a entrega de declarações do Imposto de Renda.
Alerta
O especialista é enfático ao dizer que a invasão de hackers a sites oficiais do governo não pode ameaçar o uso da internet nem amedrontar as pessoas. Conforme as declarações de Lau, é necessário, no entanto, redobrar os cuidados, como
evitar a exposição de dados pessoais e fotografias.
Lau enfatiza que fotografias e informações, como endereços, números de documentos e contas, podem ser utilizadas por hackers e, de acordo com o especialista, é preciso que os usuários da internet se resguardem, preservando informações privadas e, sobretudo, guardando mensagens quando desconfiarem de ameaças.
"Tome cuidado ao responder mensagens", disse Lau. "Evite postar fotos e locais onde você está", acrescentou. "Se houver alguém denegrindo sua imagem, procure um especialista."
Por fim, ele lembrou que é necessário "não ter ações precipitadas", como eliminar mensagens e agir rapidamente. "Mas não se deve ter medo de usar a tecnologia por causa desses ataques."

Nota do Editor: Duas coisas são evidentes, identificar tais invasores e reforçar os sistemas de segurança para devolver a tranquilidade a qualquer cidadão ou cidadã quanto à preservação de seus dados, sejam eles quais forem. Contudo, uma vez identificados e encontrados, resta uma pergunta. O que as autoridades brasileiras poderão fazer com eles? Isto porque o país não dispõe de legislação específica para crimes cibernéticos.

(*) Com informação AB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.