segunda-feira, 20 de junho de 2011

Iraque busca US$17 bi roubados após invasão dos EUA

Carta enviada ao escritório da ONU em Bagdá diz que instituições estadunidenses roubaram dinheiro do povo iraquiano
Bagdá, Iraque – O Parlamento iraquiano está buscando cerca de 17 bilhões de dólares de dinheiro de petróleo que afirma terem sido roubados depois da invasão dos Estados Unidos ao país, em 2003. O Parlamento pediu ajuda às Nações Unidas para achar os recursos.
O dinheiro desaparecido foi levado dos Estados Unidos para o Iraque para ajudar na reconstrução do país depois da queda de Saddam Hussein.
Em uma carta, no mês passado, ao escritório das Nações Unidas, em Bagdá, o Comitê de Integridade do Parlamento pediu ajuda para achar e recuperar o dinheiro de petróleo tirado do Fundo de Desenvolvimento do Iraque, em 2004, e perdido no caos pós-invasão.
Proibição
"Todas as indicações são que as instituições dos Estados Unidos da América cometeram corrupção fiscal roubando dinheiro do povo iraquiano, que fora alocado para desenvolver o Iraque, cerca de 17 bilhões de dólares", diz a carta enviada às Nações Unidas, junto com um relatório de 50 páginas.
O comitê chama o desaparecimento do dinheiro de "crime financeiro", mas diz que resoluções do Conselho de
Segurança das Nações Unidas [foto] não permitem ao Iraque fazer alegações contra os Estados Unidos.
"O nosso comitê decidiu levar esse tema até vocês para exame e para a recuperação do dinheiro roubado", declara a carta conforme cópia obtida pela Reuters.
Representantes das Nações Unidas não estavam disponíveis para comentar o caso.
Criação
O Fundo de Desenvolvimento do Iraque foi estabelecido em 2003, um pedido da autoridade provisória do país naquela época, entidade comandada pelos EUA. O fundo era para ser usado no pagamento de salários e pensões de funcionários do governo iraquiano, além de projetos de reconstrução.
Em 2004, o governo do ex-presidente George W. Bush colocou bilhões de dólares no Iraque. O dinheiro era da venda do petróleo iraquiano, recursos do programa “Petróleo Por Comida”, das Nações Unidas, e de bens iraquianos confiscados.
Rombo
Em julho passado, relatório da inspetoria estadunidense para a reconstrução do Iraque afirmou que o Departamento de Defesa dos EUA não foi capaz de prestar contas de maneira apropriada de 8,7 bilhões de dólares de dinheiro de petróleo e gás iraquianos, depois da invasão de 2003.

(*) Com informação Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.