quarta-feira, 15 de junho de 2011

Itália prepara ação contra o Brasil em corte internacional

Decisão italiana levou o ex-presidente Lula a cancelar visita que faria ao país no final deste mês

Roma, Itália – A Itália pretende dar o primeiro passo junto à Justiça internacional contra o Brasil, que negou a extradição do ex-militante CesareBattisti, conforme
declarações feitas hoje, 15, pelo ministro das Relações Exteriores italiano, Franco Frattini [foto].
“Até 25 de junho será apresentada a demanda ao Comitê de Conciliação com o Brasil, que representa condição prévia para o recurso ao Tribunal Internacional de Haia”, destacou Frattini em entrevista a jornalistas.
O governo italiano acredita que, ao libertar o militante de extrema esquerda, condenado por homicídio na Itália, o Brasil violou o tratado de extradição celebrado com a Itália.
“Falei com o embaixador La Francesca (Gherardo La Francesca, embaixador da Itália no Brasil, chamado de volta a Roma para consultas) e em poucos dias prepararemos a demanda ao Comitê de Conciliação”, declarou o chanceler, acrescentando que a Itália não pretende esperar as razões da Justiça brasileira na sentença contrária à extradição de Battisti.
Percurso
O Comitê de Conciliação, instituído pelo Tratado de Conciliação e Regulamento Judicial assinado pela Itália e pelo Brasil em 1954, tem quatro meses para se pronunciar sobre o caso.
No caso das conclusões do Comitê serem rejeitadas, abre-se o caminho para recorrer ao Tribunal de Haia, tribunal da Organização das Nações Unidas que analisa a possível responsabilidade dos Estados por violação do direito internacional.
Motivação
No último dia 9, o Supremo Tribunal Federal decidiu, por seis votos a três, acatar a decisão do ex-presidente Luiz
Inácio Lula da Silva [foto] de negar a extradição de Battisti para a Itália e determinou sua libertação imediata.
O ex-ativista, que estava preso no Brasil desde 2007, foi condenado à revelia na Itália à prisão perpétua por quatro assassinatos na década de 1970. Ele era integrante do grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC). Battisti nega as acusações e afirma ser vítima de perseguição política.
Adiamento
Após conhecer a decisão da Itália, o ex-presidente Lula cancelou sua visita ao país, prevista para o final deste mês. Ele prefere aguardar os desdobramentos e evitar quaisquer manifestações políticas e populares de hostilidade devido à decisão de manter Battisti em solo brasileiro.
Todavia, o ex-presidente manterá seu peso político junto à candidatura do brasileiro José Graziano da Silva [foto] à
Direção Geral da FAO, organização da ONU para a agricultura e alimentação. A viagem de Lula coincidiria com as eleições.
Lula viajaria à Roma para um seminário sobre agricultura no próximo dia 24 e iria acompanhar a eleição do novo diretor-geral da FAO. Na avaliação do novo cenário político, o ex-presidente acredita que poderia ser um obstáculo à vitória de Graziano na sucessão do senegalês Jacques Diouf.
O governo brasileiro está empenhado na vitória de Graziano, que concorre com candidatos de Indonésia, Iraque, Irã, Áustria e Espanha. O adversário mais forte é o ex-chanceler espanhol Miguem Angel Moratinos.

(*) Com informação Correio do Brasil e agências internacionais em Roma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.