terça-feira, 21 de junho de 2011

Japão cria novo supercomputador

Nova máquina da Fujitsu é mais veloz que um milhão de desktops conectados. PC é três vezes mais veloz que o vencedor anterior.


Tóquio, Japão – Um supercomputador fabricado pela companhia japonesa Fujitsu se tornou o PC mais rápido do mundo, segundo a classificação TOP500, elaborada por universidades alemãs e estadunidenses, divulgada hoje, 21, pelo diário "Nikkei". Chamado de "K" [foto AFP], o PC da Fujitsu ainda está em desenvolvimento e sua performance é equivalente a 1 milhão de desktops conectados, de acordo com o site "The Telegraph".
O supercomputador, criado em colaboração com o instituto japonês Riken, foi capaz de efetuar 8.160 trilhões de operações por segundo, mais que o triplo do chinês Tianhe-1A, considerado o mais rápido na classificação anterior. O "K" possui 672 gabinetes e um total de 68.544 CPU’s. Além disso, o computador usa energia suficiente para abastecer 10 mil casas.
A lista dos computadores mais rápidos do planeta é produzida duas vezes ao ano. O projeto "K" conta com um investimento de cerca de 112 bilhões de ienes (975 milhões de euros ou algo próximo de 2,230 bilhões de reais com o euro cotado a R$ 2,28) e deve ser destinado ao cálculo de previsões de mudanças climáticas, detalhou a agência "Kyodo".
Com o reconhecimento desta edição da TOP500, o Japão se colocou pela primeira vez nos últimos sete anos no topo da lista, historicamente dominada pelos Estados Unidos e que, nas últimas edições, viu uma maior concorrência da China e Índia.

(*) Com informação MidiaconNews, Lusa e G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.