quinta-feira, 9 de junho de 2011

Legislativo Municipal homenageia Caixa 150 anos

Poços de Caldas, MG – O Legislativo Municipal de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, fará uma reunião especial, no plenário da Casa, nesta quinta-feira, 09, às 20h, em comemoração aos 150 anos de fundação da Caixa Econômica Federal (Caixa).
Além dos 12 vereadores, a solenidade deve contar com as presenças do superintendente regional da Caixa no Sul de Minas, João Deom Pereira, os gerentes Fábio Silveira Silva e Luiz Cláudio Calixto, além de toda a equipe das unidades da Caixa em Poços de Caldas, entre outras autoridades.
Consideração
No requerimento, nº 75/11, o vereador Waldemar Antônio
Lemes Filho (PMDB) [foto], presidente da Casa, e que sugeriu a homenagem, ressalta a parceria da Caixa para o desenvolvimento do Município. “Para o desenvolvimento de Poços de Caldas, a Caixa Econômica Federal surge como instrumento fundamental, principalmente quando passou a gerir o Sistema Nacional de Habitação e, também, quando deu início às parcerias com o Poder Municipal. Destacamos, ainda, o apoio às iniciativas artísticas, culturais, educacionais e desportivas no desenvolvimento de políticas públicas na área social”, afirmou o vereador.
História
Fundada por D. Pedro II, em 12 de janeiro de 1861, através do Decreto 2.723, a antiga Caixa Econômica e Monte de
Socorro da Corte [foto], hoje Caixa Econômica Federal (a partir de 1.889), completou 150 anos em janeiro deste ano. Em Poços de Caldas, encontra-se instalada desde 11 de novembro de 1.938, portanto, prestes a completar 73 anos de serviços prestados à comunidade.
A Caixa Econômica Federal é o maior banco público da América Latina e foi fundada com o objetivo de promover entre a população, o hábito de poupar, principalmente entre as pessoas de baixa renda. Os escravos, por exemplo, poupavam para comprar suas cartas de alforria. A instituição pagava juros de 6% ao ano, garantindo a restituição dos depósitos a ela confiados.
Posteriormente, a Caixa passou a conceder empréstimos sob penhor e, a partir de 1.931, passou a conceder também para pessoas físicas. Mais tarde, em 1.986, a instituição assumiu a função de agente operador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Percebe-se assim, que a Caixa, ao lado do Banco Central e do Banco do Brasil, é um dos principais agentes da política econômica do governo brasileiro. A instituição, totalmente pública, funciona atualmente como um banco como os outros, no entanto, também possui um caráter especial, uma vez que é centralizadora de operações relativas ao FGTS, Programa de Integração Social (PIS), Bolsa-Família, etc. A Caixa também é responsável pelas operações dos jogos lotéricos no Brasil desde 1962.
Desde sua criação, a Caixa estabeleceu seu foco social. Sua atuação se estende às atividades artístico-culturais, educacionais e esportivas. Além disso, a instituição possui um papel fundamental para o Brasil, já que sua missão, em síntese, é promover a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.
Abaixo, a evolução da logo da Caixa ao longo de seus 150 anos:


(*) Com informação ACS/CMPC e Caixa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.