quarta-feira, 15 de junho de 2011

Lua reserva mais um espetáculo de eclipse para hoje

Cinzas da erupção do vulcão Peyehue, no Sul do Chile, deve exercer influência na coloração da lua
Vitória, ES – Ao anoitecer desta quarta-feira, 15, mais um belo espetáculo natural poderá ser visto nos céus do Brasil, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste: um eclipse lunar total. Logo após o pôr-do-sol, a lua cheia vai nascer já totalmente eclipsada, por volta das 17h10, no Espírito Santo (ES).
A partir das 18h03, a lua irá lentamente saindo da sombra da Terra, ficando parcialmente encoberta até por volta das 19h02, quando o eclipse se encerrará.
ACOMPANHAMENTO
O Planetário de Vitória promoverá sessões sobre a lua e os eclipses às 17h20 e às 18h20 e o Observatório Astronômico da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), também na capital capixaba, ficará aberto ao público para a observação do céu e do eclipse, das 17h às 20 horas.
Segundo o diretor Técnico-Científico do Planetário de Vitória, Sérgio Mascarello Bisch, professor do Departamento de Física da UFES, o espetáculo deverá ser ainda mais belo porque, ao nascer, a lua estará "baixa", bem próxima ao horizonte, aparentando ficar maior e mais bela e criando
um espetáculo notável.
Outra atração interessante da noite será o planeta Saturno, com seus anéis, que deverá estar visível, no meio do céu, e poderá ser visto através de telescópios do observatório. (clique na imagem para ampliá-la)
ESPETÁCULO ÍMPAR
Curiosamente, a lua não fica completamente escura durante um eclipse lunar total, mas apresenta, em geral, uma coloração vermelho alaranjada, perfeitamente visível. Isso se explica pelo fato de a terra possuir atmosfera, que funciona como se fosse uma lente e um filtro. Como uma lente, desvia, por refração, os raios de luz vermelha do sol para o interior do cone de sombra da Terra. Agindo como um filtro, bloqueia a luz solar azul, espalhando-a em outras direções.
Cada eclipse lunar total é único e diferente dos outros. A coloração exata que a lua apresenta nestas ocasiões é variável, dependendo do tipo e quantidade de poeira existente na alta atmosfera da terra e das nuvens nas regiões onde ocorrem as auroras e crepúsculos no instante do eclipse.
No caso deste eclipse é possível que as cinzas vulcânicas recentemente expelidas pela erupção do vulcão Peyehue, no Sul do Chile, façam com que coloração da lua, durante o eclipse, fique mais acinzentada.
RISCOS
Ao contrário de um eclipse solar, que requer equipamentos e cuidados especiais para uma observação segura, um eclipse lunar pode ser observado a olho nu por qualquer pessoa,
com toda a segurança.
Um eclipse lunar total ocorre sempre que há um alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua, nesta sequência, fazendo com que a Lua penetre totalmente no cone de sombra projetado pela Terra, denominado "umbra". Os eclipses lunares só ocorrem na Lua Cheia. (clique na imagem para ampliá-la)
NOVA EDIÇÃO
Este ano, outro eclipse total da lua vai ocorrer no dia 10 de dezembro, mas não será visível do Brasil, somente da Ásia e Oceania.
O próximo eclipse lunar total que será visível do Brasil ocorrerá em 15 de abril de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.