sexta-feira, 10 de junho de 2011

Ministro diz que presidente apenas alertou

Novo governo poderá tomar posse antes de dia 23

Portugal, Europa – O ministro da Defesa, Augusto Santos Silva [foto], considera que não se deve “dramatizar a
situação do país”, porque Portugal já viveu “tempos bem mais difíceis do que vivemos agora”. As declarações foram feitas ao sair da sessão solene do “Dia de Portugal”, no Teatro-Cine de Castelo Branco.
Santos Silva encarou o discurso do presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, sobre as assimetrias regionais, como “um alerta” e “não como uma crítica”.
Segundo ele, “compete ao presidente da República colocar temas nacionais na agenda política e foi o que muito bem fez hoje”. “Não se deve considerar isso como uma crítica, mas como um alerta, uma chamada de atenção, que é uma das funções” do líder da nação.
O ministro da Defesa disse estar certo de que “Portugal não só vai superar a atual dificuldade, como vai contribuir para que a Europa supere o impasse institucional e político em que se encontra”.
Sucessão
Mais cedo, o presidente Aníbal Cavaco Silva [foto] disse que
o novo governo poderá tomar posse antes do dia 23, caso não surja algo de "confuso" ou "difícil" na contagem dos votos da emigração.
"Os contatos por mim estabelecidos, tal como o presidente da Assembleia da República, há uma indicação que se não surgir algo confuso, difícil na contagem de votos dos círculos da emigração, essa posse pode ter lugar antes do dia 23, mas nos termos da lei depende se surgirem ou não recursos na contagem dos votos da emigração", afirmou o chefe de Estado.
Cavaco Silva, que falava aos jornalistas durante uma visita à Festa da Cereja 2011, em Alcongosta, no Fundão, lembrou ainda que enquanto não forem publicados os resultados legais das eleições legislativas de 05 de junho, está legalmente impedido de dar posse ao novo Executivo.

(*) Com informações TVI 24 e agência Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.