terça-feira, 21 de junho de 2011

Nasce bebê gerado com sêmen de pai falecido

Casal procurou Clínica, em 2008, antes mesmo de diagnóstico de câncer, em fevereiro de 2009
Curitiba, PR – A professora curitibana Kátia Lenerneier, de 39 anos, conseguiu realizar o sonho dela e do marido, Roberto Jefferson Niels, morto em decorrência de câncer em fevereiro do ano passado, aos 33 anos, e, ontem, 20, veio ao mundo Luísa Roberta, a filha que ela conseguiu gerar utilizando-se do sêmen congelado do marido. De acordo com a mãe, o segundo nome é em homenagem ao marido.
Como ele não tinha deixado uma autorização por escrito, conforme prevê a Resolução 1.385, do Conselho Federal de Medicina (CFM), Kátia precisou recorrer à Justiça.
O juiz Alexandre Gomes Gonçalves, da 13ª Vara Cível de Curitiba, autorizou, em maio do ano passado, que o sêmen pudesse ser utilizado. A professora e o marido haviam procurado a Clínica e Laboratório de Reprodução Humana e Andrologia (Androlab), em Curitiba, em 2008, antes mesmo de Niels receber o diagnóstico de câncer, em fevereiro de 2009, porque ambos desejavam o filho e as tentativas de engravidar não eram bem sucedidas.
A decisão de congelar o sêmen foi tomada antes do início das sessões de quimioterapia. Ela conseguiu engravidar no fim de setembro do ano passado, na segunda tentativa, por meio da fertilização em laboratório e posterior introdução no útero da mãe. Apesar do posicionamento contrário do CFM, o juiz levou em consideração o desejo dos dois.

(*) Com informação Paraná Online e AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.