quinta-feira, 9 de junho de 2011

Nova demissão no governo Dilma nesta sexta-feira

Brasília, Brasil – Após a queda do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, na última terça-feira, 07, a presidenta Dilma Rousseff deve contabilizar mais uma baixa em pouco mais de cinco meses de governo e a segunda em menos de uma semana. Desta vez a carta de demissão, a ser entregue nesta sexta-feira, 10, será a do ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Luiz Sérgio (PT/RJ) [foto], o “Luiz garçon”, como vem ou
vinha sendo tratado em função de “apenas anotar pedidos”.
A saída dele, no entanto, não chega a ser surpresa para muitos, todavia, ela se dá em meio às pressões e manobras políticas da base aliada do governo Dilma, além do que, Luiz Sérgio vinha sofrendo inúmeras críticas, mesmo antes da queda de Palocci.
Apesar de a pessoa mais cotada para substituir Luiz Sérgio seja a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti (PT/SC) [foto], grupo petista no Congresso se articula para
que o cargo venha a ser ocupado pelo deputado Cândido Vaccarezza (PT/SP), líder do governo na Câmara.
Conforme as informações, após franca batalha nos bastidores, lideranças do PT na Câmara estariam se reunindo hoje, 09, para tentar um entendimento sobre o substituto de Luiz Sérgio. Deste encontro pode sair um acordo para que Vaccarezza ceda a vaga de líder do governo para Arlindo Chinaglia (PT/SP) ou Pepe Vargas (PT/RS). Em troca, Vaccarezza ganharia apoio de toda a bancada para ser o novo ministro das Relações Institucionais.
Na pior das hipóteses, uma alternativa que não é descartada, ficaria a indicação de Ideli Salvatti e, neste caso, não haveria grandes mudanças no cenário, se mantendo os mesmos personagens no resto do tabuleiro da articulação política. O nome da ministra aparece nas articulações desde o início da semana e o PMDB também tem simpatia por ela.
Como líder do governo, Vaccarezza acumulou uma série de desentendimentos com aliados e petistas. A ida para o ministério seria uma saída honrosa. Nas últimas horas, ele pediu apoio do PMDB para assumir o cargo. Teve encontros com os senadores José Sarney (AP), presidente do Senado, e Renan Calheiros (AL), líder do PMDB.
A se confirmar a indicação de Salvatti para Relações Institucionais, resta-se uma dúvida. Quem vai ocupar o Ministério da Pesca e Aquicultura?

(*) Com informações Reuters e IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.