sábado, 4 de junho de 2011

OMS confirma mais de 1,8 mil infectados por nova bactéria

Até o momento foram relatadas 18 mortes ligadas ao tipo raro da bactéria E. coli; 12 países já apresentaram casos de infecção.
O número de pessoas infectadas por um tipo raro da bactéria E. coli, que provocou um surto na Europa, chega agora a 1.823 casos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao todo, 18 pessoas já morreram, e 12 países notificaram casos. Agências de notícias dizem que a bactéria teria surgido em Hamburgo, no Norte da Alemanha, a região continua sendo o maior foco de infecções.
A diretora de Saúde Pública da OMS, Maria Neira, disse à Rádio ONU, de Genebra, que até o momento, as fontes de contaminação ainda não foram identificadas. “Inicialmente, as autoridades alemãs identificaram o pepino como sendo o foco do problema, mas depois elas confirmaram que tinha
sido um erro, tudo parece indicar que o problema esteja localizado em Hamburgo”, afirmou.
Apesar de o problema ser concentrado, Neira diz que sempre existe o risco de a infecção se alastrar para outros países e regiões. “Não podemos descartar nenhuma possibilidade, mas ao mesmo tempo, não precisamos gerar pânico ou fazer restrições às importações de nenhum produto”, afirma.
Até o momento, fora da Alemanha, foram identificados casos de infecção em vários países, a grande maioria na Europa, incluindo Dinamarca, França, Holanda, Noruega, Espanha, e Grã Bretanha, mas, segundo a mídia americana, dois casos foram notificados nos Estados Unidos.
A maior parte dos casos é de pessoas que haviam viajado recentemente à Alemanha. Entre os principais sintomas da infeção estão dores intestinais e forte diarreia. A infecção pode levar a problemas renais e também pode ser fatal.
A diretora da OMS disse que pessoas com sintomas devem evitar a automedicação. “Se as pessoas desenvolverem dores intestinais muito fortes com diarreia e sangue, principalmente se elas tiverem viajado para a Alemanha, a recomendação é procurar rapidamente assistência médica”, avisa.
Apesar do foco de contaminação ainda não ter sido identificado, a OMS recomenda que as pessoas tomem cuidados de higiene básicos para evitar uma possível infecção: “ao consumir alimentos crus devemos lavá-los muito bem e se possível comprar os alimentos em uma
fonte que seja de confiança, além de lavar as mãos após o uso do banheiro”, ressalta Neira.
A infecção pela bactéria E. coli pode se desenvolver em certos casos na síndrome hemolítica-urêmica, a qual pode levar a sérias complicações, como falha nos rins.
De acordo com a OMS, infecções envolvendo a bactéria não são raras, mas, normalmente, o número de casos é muito menor dos que os apresentados, no momento, na Alemanha. A maior ocorrência de surto causada pela bactéria ocorreu no Japão em 1996, com o registro de 10 mil casos de infecção.

(*) Informação Rádio ONU e EcoAgência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.