terça-feira, 14 de junho de 2011

Parlamento francês rejeita legalização de casamento gay

Paris, França – O projeto de lei que objetivava legalizar o casamento gay na França foi recusado pela maioria conservadora da Assembleia Nacional em sessão nesta terça-feira, 14. A proposta foi apresentada pela oposição socialista. A legalização teve 222 votos a favor contra os 293 contra.
Quatro dias antes da votação, os parlamentares discutiram pela primeira vez o casamento homossexual, depois que um deputado socialista entrou com uma proposição de lei para legalizá-lo.
"Estamos falando em agregar um novo direito, não de reduzir os direitos dos casais heterossexuais", disse o deputado Patrick Bloche, defendendo a união homossexual como uma forma de "lutar contra as discriminações".
Para a maioria conservadora e o governo francês, não é possível abrir a "instituição" do casamento e nem "alterar sua imagem no inconsciente coletivo".
A votação ocorreu após quatro dias de debate sobre a proposta do casamento homossexual que deixou, ainda, perceptíveis algumas posições radicais contra este tipo de uniões, como a mostrada pela presidente do ultradireitista Frente Nacional, Marine Le Pen, que comparou a legalização do casamento gay com a poligamia.
Já a deputada da UMP, Brigitte Barèges, chegou a comparar as uniões de iguais as de animais, o que gerou uma onda de críticas até mesmo de seus correligionários.
Embora a lei não tenha avançado, a repercussão dos debates indica que o tema pode fazer parte da campanha das eleições presidenciais do próximo ano.
Na França, casais do mesmo sexo podem formar uniões civis, sem direito à herança, divisão de bens e outros. No começo do ano, a Corte Constitucional francesa determinou que leis banindo o casamento gay não violam a Constituição, mas que qualquer decisão do tipo cabe ao Parlamento.
Uma pesquisa de janeiro passado, publicada pelo Canal Plus TV, mostrou que 58% dos franceses defendem a aprovação do casamento gay, cinco pontos percentuais a mais do que a pesquisa semelhante de cinco anos atrás.

(*) Com informação SRZD e FE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.