quarta-feira, 15 de junho de 2011

PF divulga lista de passaportes com erros

Brasília, Brasil – A Polícia Federal (PF) afirmou na manhã de hoje, 15, que foram emitidos 11.601 passaportes com erros nos chips para identificação do cidadão brasileiro. Os documentos foram feitos entre dois de março e seis de abril. Metade dos documentos já foram trocados. A lista dos passaportes com problema está disponível no site www.dpf.gov.br.
De acordo com a PF, responsável pela emissão dos passaportes, o erro ocorreu devido a um problema no programa eletrônico da Casa da Moeda. O motivo ainda está sendo apurado. Os donos dos passaportes com defeito estão sendo avisados para fazer a troca nos locais onde os documentos foram emitidos.
Ainda de acordo com a PF, as embaixadas foram avisadas do problema e, portanto, o defeito no documento não impede viagens ao exterior. A polícia não informou o prazo
para a finalização das trocas, mas disse que os cidadãos lesados não terão custos adicionais.
O novo passaporte eletrônico (clique na imagem para ampliá-la), que começou a ser emitido a partir de dezembro de 2010, tem como principal característica um chip inserido na sua capa. Neste chip constam dados pessoais e informações biométricas do portador (fotografia e impressões digitais). Os equipamentos instalados nos postos de fiscalização da PF em aeroportos, portos e fronteiras terrestres estão preparados para a leitura automática do dispositivo.

(*) Com informação AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.