quarta-feira, 8 de junho de 2011

Preço da carne deve cair no País

Brasil, América do Sul - Enfim, uma boa notícia para os consumidores brasileiros. Se de um lado os exportadores de carnes bovina, suína e de frango esbravejam e cobram medidas enérgicas do governo federal contra a decisão da Rússia em não mais importar os produtos do Brasil a partir do próximo dia 15, de outro o mercado interno poderá comemorar, já que haverá o represamento no país e, com isso, o preço deverá cair consideravelmente.
De acordo com o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o embargo russo à carne brasileira trará impactos para o consumidor local. "É claro que um estresse no comércio internacional represa e retém mais carnes aqui dentro. Quando isso acontece, cai o preço ao produtor. Essa é a nossa preocupação, porque insumos como a soja e o milho estão mais caros", afirmou.
O embargo imposto pelas autoridades sanitárias da Rússia à importação de carnes e seus derivados atinge de 89 frigoríficos brasileiros de três Estados, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.
O anúncio do governo russo causou surpresa. O setor mais atingido é o de carne suína, que tem a Rússia como destino de 40% das exportações.
Os exportadores de carne cobram "medidas urgentes" do governo brasileiro. O presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, disse esperar que "o Ministério da Agricultura agende, com urgência, reunião em Moscou".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.