quinta-feira, 2 de junho de 2011

Rússia bloqueia importação de carne brasileira

Decisão prejudica cerca de 90 frigoríficos. Autoridades sanitárias russas também proibiram as importações de verduras e legumes da UE
Moscou, Rússia – O governo russo anunciou hoje, 02, a decisão em proibir as importações de carnes bovina, suína e de frango, bem como seus derivados, de 89 empresas de três estados brasileiros. A medida começa a vigorar a partir do próximo dia 15 e atinge empresas do Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná. Também estão proibidas, a partir de hoje, as importações de legumes e verduras frescos de todos os países da União Europeia (UE) no intuito de preservar o povo russo das infecções causadas pela bactéria E. coli.
A justificativa para o bloqueio, entretanto, conforme revelou a agência de notícias Interfax, se deve ao fato de os produtos brasileiros não atenderem ao padrão russo. Segundo as autoridades sanitárias russas, a inspeção realizada este ano no Brasil detectou várias deficiências no funcionamento dos serviços veterinários brasileiros.
Participação
Conforme a lista de embargo divulgada pela autoridade
sanitária russa, a restrição está sendo feita por Estado, impedindo a comercialização dos produtos de quase 90 frigoríficos do Brasil. Deste total, alguns já estavam suspensos, contudo, outros passaram a fazer parte da lista.
Com esta decisão, o Brasil está praticamente impedido de vender todo e qualquer tipo de carne àquele mercado, ficando apenas um frigorífico, de Santa Catarina, fora desta listagem.
De acordo com o divulgado, são 23 empresas do Mato Grosso (16 delas produtoras de carne bovina), 27 do Rio
Grande do Sul (10 que produzem carne de frango) e 39 no Paraná (16 delas produtoras de carne de frango e 11 de carne suína).
Em 2010, a carne bovina respondeu por 45% das importações do produto brasileiro pelo mercado russo, seguida pela carne suína, 35%, e, na sequência, pela de frango, 19%.
Reunião
O Ministério da Agricultura confirmou, na manhã de hoje, 02, a informação de que a Rússia bloqueou a compra de carnes de frigoríficos brasileiros e já reuniu a sua equipe para discutir o problema. Segundo informações fornecidas pela Assessoria de Imprensa, a equipe técnica do ministério está reunida para avaliar quais medidas serão adotadas e, ainda hoje, o governo deve divulgar nota oficial se posicionando sobre a questão.
União Europeia
A Rússia também proibiu a importação de todo tipo de verduras e legumes frescos de países da UE por causa do surto de infecções provocadas pela bactéria E. coli. A restrição já está em vigor a partir de hoje, 02.
O chefe da agência de proteção ao consumidor da Rússia, Gennady Onishchenko, afirmou que há ordens para interceptar todos os carregamentos provenientes da UE, as verduras que chegaram recentemente serão apreendidas em toda a Rússia. "Convido todos a renunciar às verduras importadas em favor dos produtos locais", afirmou ao também criticar os padrões de higiene alimentar da UE. "Isso mostra que a elogiada legislação de saúde da Europa, que a Rússia era pressionada a adotar, não funciona", afirmou.
A decisão fez a Comissão Europeia (CE) pedir explicações da Rússia por sua decisão "desproporcional". "A comissão escreverá às autoridades russas para pedir explicações. Isso representa entre 3 e 4 bilhões de euros de produtos europeus exportados por ano", disse Frederic Vincent, porta-voz da área de Saúde da CE.

(*) Com informações BBC, AP, AFP, EFE, Interfax e Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.