sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sábado é “Dia D” contra paralisia infantil e sarampo

Pais ou responsáveis não devem esquecer de levar a Carteirinha de Vacinação da criança

Brasil, América do Sul – Começa neste sábado, 18, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a
paralisia infantil – poliomielite – no país. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, 14 milhões de crianças com menos de seis anos de idade deverão ser imunizadas. Em relação à poliomielite, o Brasil é considerado país livre da doença.
Também amanhã, 18, as crianças de um ano até menos de sete anos de idade devem tomar a vacina contra o sarampo em oito Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Esta campanha começaria em agosto, mas foi antecipada devido a um surto que está ocorrendo na Europa. Desde o início do ano, foram notificados 6.500
casos suspeitos no continente europeu, cinco mil deles na França.
De acordo com o Ministério da Saúde, os Estados onde esta vacinação acontecerá foi decidido considerando três critérios: tamanho da população, número de pessoas que viajam para o exterior e quantidade de turistas recebidos.
A segunda fase da campanha tem início no dia 13 de agosto.
Sintomas
Os principais sintomas do sarampo são febre e manchas avermelhadas no corpo, acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite. Nesse caso é necessário procurar, imediatamente, uma unidade de saúde e, até receber avaliação médica, evitar contato desnecessário com outras pessoas para evitar possíveis novos contágios.
Histórico
Até o mês de maio deste ano, foram confirmados dez casos de sarampo em Estados do Brasil, sendo três no Rio de Janeiro, três no Rio Grande do Sul, um em São Paulo, um na Bahia, um no Mato Grosso do Sul e um no Distrito Federal. Todos esses casos foram de pessoas não vacinadas que viajaram ao exterior ou que tiveram contato com viajantes portadores da doença.
Em 2010, foram confirmados 68 casos – três no Pará, oito no Rio Grande do Sul e 57 na Paraíba – todos importados ou associados a esses casos importados (pessoas não vacinadas que viajaram para o exterior ou que tiveram contato com contagiados). Desde 2000, o vírus selvagem não circula livremente no país. De 2001 a 2005, foram notificados apenas dez casos de sarampo, dos quais quatro foram importados (Japão, Europa e Ilhas Maldivas) e seis casos eram associados a essa importação.
Comunicado
Em nota no site do Ministério da Saúde, o ministro
Alexandre Padilha afirma que a intenção é proteger as crianças dos casos que podem chegar de fora do País. “No nosso país, hoje, muita gente viaja, por exemplo, daqui para a Europa e da Europa para cá. Este ano, tivemos casos de brasileiros que vieram de fora e começaram a apresentar sintomas e foram diagnosticados aqui, no Brasil", reafirma.
A meta do governo é vacinar 95% do público-alvo – 14,1 milhão de crianças contra a poliomielite e 17 milhões contra o sarampo. As duas campanhas – contra a pólio e contra o sarampo – seguem até 22 de julho.

(*) Com informação ANJF, IG, MS e AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.