quarta-feira, 15 de junho de 2011

Secretário-geral da ONU faz visita ao Brasil

Durante coquetel que será oferecido a Ban Ki-moon e sua esposa, será entregue abaixo-assinado em campanha global liderada por ele
Brasília, Brasil – O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, dá início, nesta quinta-feira, 16, em Brasília, à visita oficial que faz ao Brasil. Pela manhã, ele terá encontros com os representantes das diversas agências, fundos e programas das Nações Unidas no Brasil e falará com os funcionários da ONU no País. Logo após, será recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio
Patriota, no Palácio Itamaraty [foto], onde ocorrerá a cerimônia de assinatura do Marco de Assistência das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDAF – *United Nations Development Assistance Framework*) 2012-2015, documento que vai nortear as ações do Sistema da ONU no país nos quatro próximos anos.
O documento será assinado pelo diretor da Agencia Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, ministro Marco Farani, e pelo coordenador residente das Nações Unidas no Brasil e representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no país, Jorge Chediek. O Secretário-Geral da ONU e o Ministro Antonio Patriota serão testemunhas do ato de assinatura.
Ainda amanhã, Ban Ki-moon se reunirá com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República,
Gilberto Carvalho [foto], em encontro com lideranças da sociedade civil, com o Presidente do Senado Federal, José Sarney, e com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia.
No final da tarde, Ban Ki-moon se reunirá no Palácio do Planalto com a presidenta Dilma Rousseff, com quem discutirá assuntos da agenda internacional.
Por fim, à noite, o Sistema das Nações Unidas no país oferecerá um coquetel em homenagem ao secretário-geral e sua esposa, a Sra. Ban Soon-Taek, que terá a presença dos embaixadores da Boa Vontade da ONU, do Corpo Diplomático e de representantes do governo.
Na ocasião, a ministra da Secretaria de Políticas para as
Mulheres, Iriny Lopes [foto], vai entregar 44.123 assinaturas de homens brasileiros coletadas pela campanha “Homens Unidos pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, realizada em 2008 e 2009. Na época, o Brasil foi o primeiro país a responder à campanha global, liderada pelo secretário-geral das Nações Unidas, “Una-se pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” (www.onu.org.br/unase), por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República. As assinaturas foram coletadas pela internet numa demonstração do compromisso público de líderes políticos, atletas, artistas e milhares de cidadãos anônimos com a implementação integral da Lei Maria da Penha e a efetivação de políticas públicas voltadas para a eliminação da violência contra as mulheres.

(*) Com informação JB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.