sábado, 11 de junho de 2011

Somália diz ter matado líder da Al Qaeda na África Oriental

Fazul estaria ligado aos atentados às embaixadas estadunidenses, 1998, e anti-israelitas de Mombasa, em 2002

Mogadíscio, Somália – O líder da Al Qaeda na África Oriental, Fazul Abdullah Muhammad [foto], ligado aos
atentados contra as embaixadas estadunidenses em Nairóbi e Dar-es-Salaam, teria sido morto na última quarta-feira, 08, em Mogadíscio, capital somali, conforme afirmaram hoje, 11, integrantes do governo de transição da Somália.
Um oficial da Agência Nacional de Segurança da Somália disse à agência de notícias AFP: “Confirmamos através de testes de DNA feitos por nossos parceiros que se trata definitivamente de Fazul Abdullah”. A mesma informação foi confirmada por fontes do governo somali à Reuters.
O chefe da polícia queniana, Mathew Iteere, disse à AFP ter recebido a informação das autoridades somalis. “Disseram-nos que dois terroristas tinham sido mortos na Somália na quarta-feira. Foram identificados como Fazul Mohammed e Ali Dere.”
Segundo os serviços de segurança do governo de transição somali, dois presumíveis integrantes dos shebab (radicais islâmicos somalis) foram mortos na noite de terça-feira
para quarta-feira no Norte da capital somali num confronto numa barreira rodoviária [foto].
Um líder dos shebab, que não quis ser identificado, disse à AFP que um dos mortos era Fazul Abdullah, que estava há 10 anos sendo procurado pelos Estados Unidos e tinha a cabeça a prêmio por 5 milhões de dólares.
Além de ser apontado como o responsável pelos atentados contra as embaixadas estadunidenses em Nairóbi e Dar-es-Salaam, que causaram 224 mortos em julho de 1998, ele estava ainda implicado nos atentados anti-israelitas de Mombasa, que deixaram 15 mortos em 28 de novembro de 2002.

(*) Com informações AS, Lusa, AFP e Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.