segunda-feira, 13 de junho de 2011

Terremotos derrubam igreja e causam estragos na Nova Zelândia

Cismos atingiram Christchurch, cidade mais populosa do país

Nova Zelândia, Oceania – Três terremotos sacudiram na manhã desta segunda-feira, 13, (noite de domingo em
Brasília), a cidade de Christchurch, a mais populosa da Nova Zelândia. Os tremores derrubaram a igreja de Saint Johns, deixando duas pessoas feridas que tiveram de ser retiradas dos escombros.
O primeiro abalo teve magnitude 5,5 na escala Richter, com epicentro a 11 quilômetros de profundidade e a 14 quilômetros ao Norte de Christchurch, seguido por outro de 4,4 graus, como informou o Serviço Geológico dos EUA. Cerca de uma hora depois, houve um terceiro tremor, de magnitude 6.
Os novos tremores provocaram enchentes e destruíram edifícios. Os moradores contam ter sentido uma sensação de que estavam balançando, como se estivessem dentro de um navio.
Segundo a polícia neozelandesa, várias pessoas foram retiradas de cerca de 30 casas e prédios que apresentaram
fendas nas paredes. De acordo ainda com a polícia, seis pessoas se feriram e foram levadas a diversos hospitais no município. De acordo com as autoridades municipais, por volta de 10 mil residências ficaram sem energia elétrica e as escolas suspenderam as aulas.
A cidade de Christchurch já havia sofrido um forte tremor de 6,3 graus em fevereiro, o qual provocou a morte de 181 pessoas.
A Nova Zelândia encontra-se na fenda entre as placas tectônicas do Pacífico e Oceania e registra cerca de 14 mil terremotos anualmente.

(*) Com informação AE, BBC e AB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.