sexta-feira, 3 de junho de 2011

Vítima de leptospirose morre ao ser tratado contra dengue

Semelhança entre os sintomas das duas doenças pode confundir médicos. Infectologista recomenda a investigação do histórico do paciente.

Fortaleza, CE – Vítima de leptospirose, José Edivan da Silva, de 37 anos, morreu há 15 dias em Fortaleza após receber tratamento contra dengue. A família de Silva só recebeu a informação de que ele estava com leptospirose quando o paciente sofreu parada respiratória e precisou ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até então, a doença estava sendo tratada como mais um caso de dengue.
A semelhança entre os sintomas da leptospirose e da dengue confundem pacientes e até médicos experientes, mas a leptospirose é infecção aguda, causada por uma bactéria e transmitida pela urina do rato em contato com a pele humana. Tosse, dor na panturrilha e na cabeça, olhos vermelhos, diarreia e cansaço são outros sintomas da doença.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, em 2010 foram confirmadas sete mortes por leptospirose: quatro na capital e três no interior, duas registradas em 2011. O infectologista Keny Colares recomenda que o médico investigue bem o histórico do paciente para diagnosticar a leptospirose na fase inicial. A doença se agrava bastante no sétimo dia.
Conheça detalhes sobre a leptospirose
Como se pega a leptospirose?
Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à
lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água ou lama contaminada poderá se infectar. A Leptospira penetra no corpo pela pele, principalmente se houver algum ferimento ou arranhão.
2. Quais os sintomas?
Os sintomas mais frequentes são parecidos com os de outras doenças, como a gripe. Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer icterícia (coloração amarelada da pele e das mucosas).
3. Quanto tempo demora para a doença aparecer?
Os primeiros sintomas podem aparecer de um a 30 dias depois do contato com a enchente. Na maior parte dos casos, aparece de sete a 14 dias após o contato.
4. Como é feito o tratamento da leptospirose?
O tratamento é baseado no uso de antibióticos, hidratação e suporte clínico, orientado sempre por um médico, de acordo com os sintomas apresentados. Os casos leves podem ser tratados em ambulatório, mas os casos graves precisam ser internados.
5. Como evitar a doença?
Evite o contato com água ou lama de enchentes e impeça que crianças nadem ou brinquem em ambientes que possam estar contaminados pela urina dos ratos. Pessoas que trabalham na limpeza de lamas, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha, caso isto não seja possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés.
Veja no quadro abaixo os sintomas da dengue

(*) Informações portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.