segunda-feira, 18 de julho de 2011

Administração Pública lança ‘Programa de Controle de Natalidade’

Interessado deve procurar a Vigilância Ambiental da SMS, pegar a guia e realizar a inscrição
Poços de Caldas, MG – Controlar o número descontrolado de nascimentos e, consequentemente, o aumento cada vez maior de abandono. Seguindo esta linha de raciocínio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da prefeitura de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, lança, oficialmente, na próxima quinta-feira, 21, o “Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos”. "O programa tem por objetivo diminuir o número de animais abandonados nas ruas e, por consequência, o número destes animais no canil", destaca o coordenador da
Vigilância Ambiental do Município e médico veterinário, Rogério Blasi [foto], acrescentando que a castração é feita, através de métodos cirúrgicos, com anestesia geral – o que evita que o animal sinta qualquer dor –, em machos e fêmeas, para impedir que se reproduzam sem controle.
Programa
A castração pode ser feita a partir dos três meses de idade e, no caso da fêmea, recomenda-se antes do primeiro cio. Três clínicas veterinárias foram credenciadas pelo Município para participarem do programa de castração. O custo, por animal, será de R$ 16,30 e, além da castração, o proprietário terá seu animal identificado com um microchip, que será implantado na pele do animal. "Com o chip, outra vantagem do Programa, será a rápida identificação do animal, em caso de acidente, perda ou abandono", relata Rogério Blasi.
Para ter o animal atendido pelo Programa, o proprietário deve se dirigir ao setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, localizado à Rua Junqueiras, 196, terceiro andar, das 13h às 17h, onde irá pegar a guia para o pagamento do valor de R$ 16,30, em qualquer banco ou casa lotérica. Depois, retorna à Secretaria de Saúde e realiza a inscrição. "De posse da inscrição, o proprietário é quem vai escolher a clínica aonde levará seu animal para o procedimento cirúrgico", explica Blasi.
Atividade
O “Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos” é parte integrante do “Programa de Posse Responsável de Animais”, desenvolvido pelo Centro de
Controle de Zoonoses (CCZ) do Município. Dentre as ações já realizadas pelo “Posse Responsável”, destacam-se palestras e concurso nas escolas para escolha do nome dos mascotes do Programa [foto]. O programa tem, como parceiros, a Guarda Verde, a Associação dos Amigos Protetores dos Animais (AAPA) e o curso de Medicina Veterinária da PUC Minas.
Educação
Outra ação do “Posse Responsável”, que também será lançada no dia 21, é o “Projeto Cata-Caca”. Trata-se da colocação de “displays” em locais de grande movimento, como praças centrais e ciclovia, com luvas de plástico para que o proprietário possa recolher os dejetos de seu animal de estimação, depositados ao longo das vias públicas. Os “displays” terão, ainda, dizeres sobre posse responsável.
"Posse responsável é tudo isso: vacinar, cuidar da higiene de seu animal, mantê-lo sob vigia, nunca deixá-lo solto pelas ruas, levar periodicamente ao médico veterinário, alimentar, dar carinho e, sobretudo, saber que um animal vai viver em torno de 15 anos e a sua posse deve ser discutida na família antes de adotar ou comprar um bichinho de estimação", conclui o coordenador e veterinário.

(*) Com informação SMCS/Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.