quarta-feira, 27 de julho de 2011

Aprenda a fazer Escondidinho de Carne Seca

Prato, bastante conhecido no Nordeste do Brasil, é fácil de fazer em casa.
Mandioca e carne de charque são os ingredientes principais do escondidinho, um prato tipicamente nordestino. A receita é fácil e quem ensina é a chef de cozinha Maria Quitéria, uma pernambucana que mora na Bahia há 30 anos.
Ingredientes:
- 3 quilos de aipim cozidos
- 400 gramas de carne de charque (carne seca) picada e frita
- 70 gramas de queijo parmesão ralado
- Meio litro de leite
- 200 gramas de manteiga
- 1 caixa de creme de leite
- 1 colher de sopa de sal
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 cebola branca picada
- 1 xícara de chá de cebola ralada frita
- Meia xícara de chá de pimentão colorido
- Tempero verde à gosto
Modo de fazer
Bata o aipim no liquidificador com leite, acrescente parte da manteiga e mexa. Depois, coloque açúcar, sal e creme de leite sempre mexendo a massa. Adicione em seguida o leite e, por último, o queijo ralado. Deixe um pouco desse queijo reservado para colocar depois por cima do escondidinho para gratinar.
Para o recheio, doure a cebola na manteiga, acrescente a carne de charque (ou carne seca) e, depois de leve fritura, adicione o pimentão e tempero verde. Misture e coloque um pouco mais de manteiga.
Para armar o escondidinho, despeje parte da massa na tigela, depois coloque um pouco da carne seca temperada. Depois, cubra a carne com outra camada de massa. Salpique queijo ralado antes de levar ao forno. O prato estará pronto assim que a cobertura estiver dourada, cerca de 15 a 20 minutos, dependendo do forno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.