quarta-feira, 13 de julho de 2011

'ECA visa defender vítimas de agressão e não os menores infratores'

ECA chega a 21 anos, mas seu teor é desconhecido ou tem entendimento equivocado sobre direitos e deveres
Maceió, AL – O teatro do Colégio Marista, em Maceió, Alagoas, abriu suas portas nesta quarta-feira, 13, para sediar o “I Seminário Municipal em Comemoração aos 21 anos da Criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, cujo objetivo é debater o conhecimento da sociedade civil organizada acerca dos direitos dos que fazem este segmento.
O coordenador do Centro de Atenção Integrada à Criança e
ao Adolescente, Cristóvão Alves da Silva, lembrou que, ao contrário do que se pensa, o ECA visa a defesa das vítimas de agressões e não dos menores infratores. Contudo, ele lembra que os casos de abusos contra os menores infratores também são avaliados na forma da lei, que se aplica igualmente a todos.
“A escola é o principal canal de comunicação, junto com a família. Por esta razão, nós, juntamente com as secretarias de Educação, Saúde, Social, Conselhos Tutelares, representantes dos Direitos Humanos, Câmara de Vereadores, associações de bairros e outros segmentos trabalhamos para divulgar o conteúdo do Estatuto. Somente desta forma, pais e professores irão conhecer seus direitos e deveres diante do público infanto-juvenil”, relata Cristóvão.
Aprovado no dia 13 de julho de 1990, o ECA foi criado por força da sociedade civil organizada que reivindicava ações propositivas à cidadania de crianças e adolescentes. Nos seus 227 artigos, o ECA protege os menores de violências físicas e também psicológica. Por esta razão, os Conselhos Tutelares entram como parte integrante do trabalho do Centro Integrado. “Já ouvimos relatos de que professores despreparados usam o Conselho Tutelar como ameaça aos alunos. Esta ideia de que o Conselho é o vilão precisa acabar. As crianças precisam saber que o Conselho está do lado delas e que existe para garantir sua proteção,” complementa o coordenador.
O secretário de educação do município, Thomaz Beltrão, e outras presenças marcantes, como lideranças comunitárias, participaram do evento. Além da apresentação cultural comandada por crianças da ONG MAIS (Música, Ação e Integração Social), o dia será marcado por uma sequencia de palestras e debates que tratam do tema.

Nota do Editor: Em resumo, o ECA existe, na prática, para nortear as questões que envolvem os menores de 18
anos de idade e, em momento algum, a exemplo dos Conselhos Tutelares, está para proteger este menores de ilícitos e infrações. Em suma, ECA e Conselhos Tutelares são instrumentos intermediadores e a criança e o adolescente não podem tudo, não estão acima da lei e tão menos livres de punição, principalmente os sabidamente já envolvidos com a marginalidade e criminalidade. Tanto é assim que correntes nacionais trabalham pela redução penal. Particularmente, sou totalmente favorável. Que me desculpem os defensores, aqueles que têm a mania de lamentar fatos e dizer: “Tadinho, ele menor de idade”. Não sou a favor da Lei de Talião, mas lugar de marginal, de vagabundo quem tem a coragem de atacar velhinhos e lhes roubarem, de atacar e abusar de pessoas indefesas, é na cadeia, independente da idade que tenha. Vou além e, além de ser favorável à redução da idade penal, também acredito que as penas previstas no ECA seja revistas e mais rigorosas. Quanto aos locais onde essas penas serão cumpridas é uma outra discussão e o Poder Público tem a obrigação de disponibilizá-los.

(*) Com informação AL-24h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.