quinta-feira, 7 de julho de 2011

E.coli: UE proíbe importações de sementes egípcias

Um único pacote de alforva pode ter causado o surto, diz a União Europeia
Europa – Depois dos pepinos espanhóis, além de verduras e legumes, brotos alemães de feijão e até hambúrgueres ingleses serem apontados como responsáveis pelo surto da bactéria E.coli, agora é a vez de sementes e leguminosa egípcias. A União Europeia (UE) decidiu, na última terça-feira, 05, banir importações de sementes e leguminosas do Egito até 31 de outubro após um carregamento de sementes de feno-grego (ou alforva) importado do país ter sido apontado como a provável origem do recente surto da bactéria E.coli que matou 49 pessoas na Europa, a maioria delas na Alemanha.
Um relatório da Agência Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA, na sigla em inglês) apontou sementes de feno-grego importadas para a produção de brotos [foto] por uma empresa alemã como a fonte do surto que teve seu ápice entre maio e junho, no qual mais de quatro mil pessoas foram contaminadas.
"O relatório publicado hoje [terça-feira, 05] nos leva a retirar algumas sementes egípcias dos mercados da UE e implementar uma proibição temporária nas importações de todas as sementes e leguminosas vindas daquele país", disse o comissário do bloco para a Saúde, John Dalli, por meio de um comunicado.
Segundo a EFSA, foi proibida a importação de “sementes, frutas e esporos usados para plantações; leguminosas, com ou sem casca, congelados ou frescos; feno-grego; leguminosas secas, com casca ou descascados, cortados ou não; soja em grãos, partidos ou não; outras sementes e frutas oleaginosas, partidas ou não”.
A UE determinou ainda que sejam recolhidas, testadas e destruídas todas as sementes de feno-grego exportadas para o continente desde 2009 pela empresa egípcia identificada como a responsável pelo pacote contaminado.
A EFSA não divulgou o nome da empresa egípcia.
Bactéria
Autoridades alemãs inicialmente responsabilizaram fazendeiros espanhóis pelo surto, o que levou a Espanha a reagir, dizendo que irá exigir indenização pelos prejuízos.
A E.coli é normalmente transmitida por meio de fezes e se prende às paredes do intestino.
Cientistas dizem que a cepa da bactéria responsável pelo surto europeu é um híbrido agressivo tóxico a seres humanos e não identificado previamente em contaminação de alimentos.
A maioria das vítimas se recuperou após alguns dias de tratamento, mas centenas de pessoas infectadas desenvolveram sintomas potencialmente fatais, com reflexos nos sistemas renal e nervoso.

(*) Com informação BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.