sexta-feira, 8 de julho de 2011

Ex-porta-voz de premiê é preso por escândalo de grampos

Andy Coulson era editor do 'News of The World' e teria autorizado escutas.
O ex-porta-voz do primeiro-ministro britânico e ex-editor do jornal, Andy Coulson (Foto: PA)

Londres, Inglaterra – O ex-porta-voz do primeiro-ministro britânico, David Cameron, e ex-editor do jornal britânico News of the World [foto], Andy Coulson, foi detido
hoje, 08, em Londres, por ligação com o recente escândalo de grampos telefônicos realizados pelo jornal.
A notícia surge um dia após o anúncio de que o tabloide dominical publicado há 168 anos terá sua última edição impressa neste domingo, 10. A decisão do grupo News Corporation (News Corp), que controla o jornal, em fechar as portas da publicação foi uma reação direta ao escândalo de escutas telefônicas.
O jornal vende, semanalmente, cerca de 2,8 milhões de exemplares e é o campeão de vendas aos domingos no país.
Coulson foi detido por detetives ligados à investigação do caso ao se apresentar em uma delegacia de polícia na região Sul de Londres, por volta de 10h30 locais (6h30, horário de Brasília).
O jornalista se apresentou voluntariamente à polícia e será interrogado por ser suspeito de avalizar as escutas telefônicas realizadas por repórteres do jornal e por detetives a serviço do News of The World.
Coulson editou o News of The World entre 2003 e 2007 e renunciou ao comando da publicação em 2007, após um de seus repórteres e um detetive terem sido condenados por grampear telefones de integrantes da família real britânica.
No início deste ano, ele renunciou ao cargo de porta-voz do primeiro-ministro britânico, David Cameron, após novas denúncias de escutas em telefones de políticos e celebridades por jornalistas do News of The World.
Ontem, 07, o diretor do grupo que controla o tabloide britânico, James Murdoch, anunciou oficialmente o fechamento do jornal por causa do escândalo de grampos ilegais.
Em um comunicado, Murdoch disse que o “lado bom do News of the World foi ofuscado por um comportamento que foi errado e, se as recentes alegações forem verdadeiras, (foi um comportamento) desumano, que não tem espaço na nossa empresa”.
“O News of The World tem a missão de fiscalizar e responsabilizar (as pessoas). Mas não fez isso consigo mesmo”, avaliou o executivo.
Milly
O News Corp. é um dos maiores conglomerados mundiais de mídia e pertence ao magnata de origem australiana Rupert Murdoch.
Os negócios do grupo envolvem TV, cinema, jornais e publicidade. Na Grã-Bretanha, o grupo é dono ainda dos jornais The Sun e The Times. Nos Estados Unidos eles possuem o diário Wall Street Journal e a rede de TV Fox.
O atual escândalo ganhou grande repercussão na Grã-Bretanha nessa semana após a revelação de que o jornal grampeou o celular da Milly Dowler [foto], uma garota de 13 anos que desapareceu em 2002 e foi encontrada morta depois.
Durante as escutas, mensagens deixadas na caixa de recados do telefone foram apagadas, prejudicando as investigações.
Depois, veio a público a notícia de que o jornal também grampeou celulares de parentes das vítimas dos atentados
de 2005 e até de soldados britânicos mortos no Iraque e no Afeganistão.
As revelações feitas pelo jornal The Daily Telegraph [imagem ilustração], de que a polícia encontrou celulares de familiares dos soldados mortos nos arquivos do detetive particular do News of the World, Glenn Mulcaire, causaram revolta entre familiares dos militares.
Murdoch
Além de controlar alguns dos principais jornais do país, Rupert Murdoch também negocia a compra da subsidiária britânica da operadora de TV a cabo Sky.
O escândalo pode agora afetar os planos de Murdoch. Nesta semana, diversos anunciantes, entre eles a automotiva Ford e a companhia aérea easyJet, anunciaram que deixariam de anunciar no News of The World até serem concluídas as investigações sobre o caso.
O caso derrubou as ações da News Corporation, que caíram mais de 3% nas bolsas da Austrália e dos Estados Unidos.
Na última quarta-feira, 06, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, pediu a abertura de uma investigação sobre os grampos.

(*) Com informação BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.