terça-feira, 12 de julho de 2011

Exportação de carne bovina do Brasil cai 16% no 1º semestre

Exportação caiu, mas valor de venda subiu. Com menor exportação, preço ao consumidor interno pode apresentar queda.
São Paulo, Brasil – As exportações de carne bovina do Brasil registraram queda de 16% em volume no primeiro semestre deste ano, mas ainda aumentaram 8% em valor, devido a altos preços pagos pelos importadores ao produto brasileiro, conforme declarações feitas hoje, 12, pela Abiec, entidade que representa a indústria exportadora.
Os embarques atingiram 543,8 mil toneladas nos primeiros seis meses do ano, contra 647,7 mil toneladas no mesmo período do ano passado.
Em receita, somaram no semestre 2,59 bilhões de dólares, contra 2,4 bilhões em igual período de 2010, por conta de preços médios quase 30% mais altos. O preço médio de exportação de carne bovina no primeiro semestre foi de 4.772 dólares por tonelada.
"Pra gente o que interessa é o faturamento, o preço nunca esteve tão bom, e lógico, com preço alto, vende um pouco menos", disse Fernando Sampaio, diretor-executivo da Abiec à Reuters.
Ele disse que os preços são sinal de boa demanda externa e acrescentou que a entidade trabalha com a possibilidade de
exportar o equivalente a 5 bilhões de dólares em 2011, o que seria um crescimento de 4% ante 2010. "No começo do ano, dissemos que fecharia o ano com 5 bilhões de dólares na exportação, e por enquanto já estamos com 2,6 bilhões praticamente, é mais ou menos o que estávamos prevendo", acrescentou.
Segundo ele, apesar da redução nos volumes comercializados, o Brasil ainda segue como o maior exportador global de carne bovina.
O embargo parcial à carne brasileira imposto pela Rússia, o maior importador do produto nacional, em junho, não foi um problema para o setor, uma vez que as indústrias conseguiram manter as exportações por meio de unidades ainda liberadas.

(*) Com informação Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.