quinta-feira, 28 de julho de 2011

IBGE aponta preferências dos brasileiros

De acordo com a pesquisa, o arroz, o feijão e o café são as principais preferências alimentares do País
Rio de Janeiro, Brasil – Arroz, feijão e café são itens garantidos na mesa dos brasileiros. A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), apresentada hoje, 28, no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que esses são os produtos mais consumidos diariamente pela população. De acordo com o
levantamento, os entrevistados consomem, em média, por dia, mais de 182 g de feijão, 160 g de arroz e 215 ml de café (solução). "O brasileiro toma de seis a sete copinhos de café por dia", segundo André Martins, pesquisador do instituto.
Também estão na relação de itens preferidos pela população o pão de sal e a carne bovina, que foram consumidos por 63% e 48,7% dos entrevistados no primeiro dia de pesquisa, respectivamente. Os brasileiros do Centro-Oeste do País são os que mais consomem arroz (consumo médio per capita de 195,4 g), carne bovina (88,1 g) e leite integral (45,4 g). No Sudeste, o consumo de feijão (218,1 g) teve destaque, assim como o da batata-inglesa (23,2 g) e do iogurte, que também são preferências no Sul.
A pesquisa do IBGE também mostra que alguns itens são mais característicos de determinadas regiões. No Norte, por exemplo, são comuns as preparações à base de leite, como o mingau, cujo consumo entre os nortistas é muito superior
do que entre a população do Sul e Centro-Oeste. Outro destaque entre as preferências do paladar da população do Norte é o peixe fresco e suas preparações, consumidos em porções médias diárias de 95 g, e o açaí, que é consumido em média em quantidade equivalente a 28,4 g diárias e quase que exclusivamente nessa região.
Entre todas as diferenças alimentares do Norte e as outras regiões brasileiras, a farinha de mandioca lidera as variações de preferência. Enquanto no Norte, 40% da população consomem diariamente o produto, em porções médias diárias equivalentes a 46,2 g, no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, apenas 5% dos entrevistados disseram comer todos os dias esse tipo de farinha.
"Já se sabe que o consumo de farinha é tradicional no Norte e Nordeste. Só não tínhamos uma medida de quanto. Assim como esperávamos o consumo alto de chás no Sul. Se observarmos o consumo de chás, o Sul desponta totalmente em relação a outras regiões", avaliou Martins. O consumo médio per capita de chá na região Sul chega a 147,6 ml diários.

(*) Com informação Terra e AB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.