terça-feira, 12 de julho de 2011

Mulher morre vítima do H1N1 no Sul de Minas

Apesar de prescrição para a vacina, Secretaria diz que vítima se recusou à imunização
Baependi, Sul de Minas Gerais – O estado de Minas Gerais regista o primeiro caso de vítima fatal provocada pelo vírus H1N1, vulgarmente conhecido por “Gripe Suína”, em 2011. Uma mulher de 44 anos morreu no último domingo, 10, no município de Baependi, no Sul de Minas. Ela estava internada no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital “Cônego Monte Raso” e não resistiu às complicações da doença. A causa da morte pelo H1N1 foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). Outros três óbitos estão sob investigação.
Vítima
Ana Cláudia Evangelista dos Santos morava no município de Nepomuceno, também no Sul do Estado, e, em 2 de julho, deu entrada na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) com pneumonia.
De acordo com o médico Gustavo de Marco Turchetti, o quadro de Ana Cláudia se agravou e ela precisou ser transferida para o CTI. "Aplicamos o medicamento Tamiflu, indicado para esse caso, e solicitamos a transferência dela. Também enviamos um teste para a Fundação “Ezequiel
Dias” (Funed), em Belo Horizonte, que comprovou a doença", explicou.
Segundo a SES/MG, a mulher tinha prescrição para tomar a vacina contra a gripe por ser obesa e hipertensa, mas ela teria recusado à imunização.
Ainda de acordo com Turchetti, o marido de Ana Cláudia também foi internado com sintomas da doença [clique na imagem para ampliar e saiba mais sobre os sintomas]. Ontem, 11, a Funed confirmou que ele está infectado com a gripe suína, contudo, ele reagiu bem ao tratamento e já recebeu alta do hospital.
Contágio
As causas que podem ter provocado a infecção do casal pelo H1N1 ainda são desconhecidas. Não há informações de viagens do casal a outros Estados com registros do vírus ou a outros países. No caso de Ana Cláudia, o médico informou que sua obesidade contribuiu para a complicação do quadro clínico.
Registros
Somente este ano, já foram notificados 107 casos. Deste
total, 80 suspeitas foram descartadas e outros 19 foram provocados por outros vírus. Entre os sete casos restantes que estão sob investigação, três deles são pacientes que já morreram.
A “Gripe Suína” é uma doença respiratória causada pelo influenza A (H1N1). O vírus foi detectado pela primeira vez no México e nos Estados Unidos, em 2009. Desde então, Minas Gerais registrou 217 mortes pela gripe suína.
Cobertura
Segundo dados do Ministério da Saúde, neste ano, 87,01% do público-alvo da campanha foram vacinados contra a gripe em Minas Gerais.
Além das pessoas a partir dos 60 anos, em 2011 a Campanha Nacional de Vacinação, que aconteceu em maio, também foi destinada às crianças de 6 a 23 meses, grávidas, trabalhadores de saúde e índios.

(*) Com informações O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.