terça-feira, 12 de julho de 2011

Operação Sentinela apreende 11 t de droga em um mês

Brasília, Brasil – Foram apreendidas 11 toneladas de maconha e cocaína nos primeiros 30 dias da operação Sentinela de combate ao crime organizado nas fronteiras brasileiras [foto], segundo informações do Ministério da Justiça. Também foram presas 550 pessoas em flagrante, apreendidos 183,7 mil aparelhos eletrônicos e 358 mil pacotes de cigarro.
A apreensão de maconha nas fronteiras representou uma alta de 64,2% na comparação com as 6,3 toneladas retidas no período de janeiro a maio, segundo o ministro José
Eduardo Cardozo (Justiça) [foto]. Segundo ele, o resultado foi "extremamente positivo".
O crescimento das apreensões, diz o ministro, se deve à ação coordenada entre os ministérios da Justiça e da Defesa e as polícias nacionais dos países vizinhos. Houve uma reformulação da política de fronteiras, que agora tem a participação integrada da Polícia Federal, da Polícia Nacional Rodoviária e da Força Nacional.
Ele ainda afirmou que a parceria com países fronteiriços tem contribuído para a diminuição do plantio de drogas em territórios vizinhos. Segundo o ministro, a questão é estratégica porque as fronteiras brasileiras ocupam 27% de todo o território nacional – cerca de 2,3 milhões de km2, ao longo de 11 Estados.
Dados do Ministério apontam que foram erradicados 900 hectares de coca no Peru – o que resultaria em 600 quilos de cocaína – e 900 hectares de maconha no Paraguai – que daria origem a 1.200 toneladas da droga.
"O desejo é não fazer apreensões, mas atuar de forma que não haja mais apreensões. A ‘erradicação do solo’ dos países vizinhos é uma estratégia que botamos muita fé, porque erradicando conseguiremos reduzir fortemente o tráfico de drogas", afirmou Cardozo.
Os custos, o efetivo, os períodos e os locais onde há atuação da operação Sentinela não foram divulgados por motivos de segurança.

(*) Com informação ANJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.